A primeira noite do Natal da Mineiridade, que estreou as festividades nesta segunda-feira (17/11), foi marcada pela presença da Vesperata de Diamantina, espetáculo que levou música, memória e cultura do interior para o centro de Belo Horizonte. A apresentação, reconhecida como um dos mais importantes cartões-postais do estado, foi responsável por um dos momentos mais aguardados, emotivos e belos da abertura.
Realizada ao ar livre e executada por bandas posicionadas em sacadas, a Vesperata é conhecida pela tradição já estabelecida no município de Diamantina, no Vale Jequitinhonha. Já na Praça da Liberdade,o espetáculo ficou ainda mais belo com as projeções temáticas e decorações que dialogam com a cultura mineira, ampliando o impacto visual, sonoro e emotivo da performance.
A chegada da apresentação ao evento reforçou o encontro entre tradição e inovação que guia o Natal da Mineiridade deste ano. Enquanto a música ecoava pela praça, o público se acomodou em diversos espaços para acompanhar o concerto, que trouxe um pouco da atmosfera diamantina para um dos espaços mais simbólicos da capital. A intensa conexão entre a capital mineira e as cidades do interior ganhou ainda mais vida durante a apresentação dos músicos da Vesperata.

Ao trazer para Belo Horizonte uma tradição que é marca da cidade de Diamantina, o evento reforça o valor da diversidade cultural do estado e amplia o acesso a expressões artísticas. Essa circulação de saberes, sons e histórias fortalece a identidade mineira e reafirma o papel da Praça da Liberdade como espaço de encontro entre passado, presente e futuro das artes em Minas Gerais.
Imagem: BS Fotografias – Johnny Duarte e Glaucimara Castro
