Fotos:Maria Eugênia Lages
Como é a experiência no centro de bem-estar eleito melhor spa médico de luxo da América do Sul
Acostumada a ler sobre o Kurotel, tive em novembro a oportunidade de conferir pessoalmente como funciona o empreendimento que acaba de receber do World Luxury Spa Awards os títulos de melhor destino de spa de luxo na América do Sul, melhor spa médico de luxo da América do Sul e melhor spa de bem-estar de luxo do Brasil.
Passei uma semana no spa fundado por Luís Carlos e Neusa Silveira há 41 anos, em Gramado, e que hoje tem no comando as quatro filhas do casal, Rochele, Mariela, Bárbara e Evelise. Optei pelo programa de emagrecimento, mas existem outros como o de alívio de estresse e o de longevidade. Todos seguem o Método Kur, que alia estrutura e tecnologia a uma equipe multidisciplinar e planejamento de atividades de acordo com cada necessidade e objetivo.
Cheguei na hora do almoço, acompanhada da minha filha, fui encaminhada para o restaurante. Uma coisa que me chamou a atenção foi a receptividade dos hóspedes, a maior parte opta por se sentar com outras pessoas e entabular conversas com facilidade. Todos os dias, no café da manhã, recebemos o cardápio do dia seguinte para escolher entradas, pratos principais e sobremesas do almoço e do jantar do dia seguinte, além do carboidrato e proteína do café da manhã. Como chegamos para o almoço, nossos pratos já estavam decididos para o primeiro dia, entre as ótimas opções criadas pela mineira Larissa, nutricionista do Kurotel há 11 anos.
Depois do almoço, fui levada para um tour pelo espaço, para aprender a me localizar, conheci meu quarto, amplo e muito confortável, e já recebi uma programação para a minha tarde. Passei pela enfermagem para pesar, tirar medidas e encaminhar exames de sangue recentes. Também passei pelo preparador físico e fisioterapeuta, que me liberaram para qualquer tipo de atividade. Na mesma tarde, ainda passei pelo dermatologista e pelo psicólogo Francisco. Ele me surpreendeu e fez refletir como estou vivendo em um ritmo acelerado demais, sem pausa, e deixando a atividade física ser mais um “susto” no meu dia, ao invés de um compromisso. Também ressaltou a importância de colocar na agenda um tempo para relaxar. No dia seguinte, passei pela médica e pela nutricionista para adequação da dieta às minhas expectativas. Dependendo do plano escolhido, com o mínimo de 800 calorias, o café da manhã e os lanches, da manhã e da tarde, são ajustados. No caso dos lanches, podem até ser suprimidos.
Comecei a rotina de exercícios, mais concentrados na parte da manhã, com caminhada, que pode ser pelo bairro próximo ao hotel ou no lago Negro, ponto turístico de Gramado; circuito de musculação; hidroginástica; dinâmica de dança (a mais concorrida, realmente muito divertida e alegre), treino intervalado, circuito de musculação, muitas possibilidades. Em média, eram três ou quatro atividades na parte da manhã. Já à tarde, a programação é mais focada em bem-estar e relaxamento, com aulas de yoga, meditação, banhos e massagens. Bom destacar que, na primeira aula de relaxamento, tive muita dificuldade de concentração por estar ainda muito acelerada, mas as observações do psicólogo Francisco fizeram a diferença e me ajudaram a entender a importância desses momentos de pausa.
A gastronomia é pensada como um momento prazeroso para os hóspedes. Carne vermelha não entra no cardápio, rico em peixes, frutos do mar e até pratos com carnes mais exóticas, como o estrogonofe de avestruz e a moqueca de jacaré. Os leites de castanhas são muito usados, bem como pães sem glúten, feitos na casa. A apresentação é linda, com talheres de prata e louças muito bem pensadas para dar a impressão de que as porções são maiores. Entre os meus preferidos, o polvo com batata doce e a toast de salmão com avocado. Um carrinho com temperos circula pelo restaurante com muitas opções para incrementar os pratos. Nas sobremesas, tâmaras e damascos são muito usados para adoçar, em substituição ao açúcar tradicional. Durante as refeições, nada de líquidos, que atrapalham a absorção de nutrientes.
Uma vez por semana, é realizada uma aula de culinária, reproduzindo receitas de sucesso do Kurotel como o biscoito de polvilho e a barrinha de cereal (muitos dos lanches e pratos podem ser encomendados pelos clientes para levar para casa). Muitas das receitas do Kur integram livros disponíveis na lojinha, onde também existe uma ampla gama de cosméticos e produtos para casa. Um dos pontos altos da semana, muito aguardado, é o jantar no sítio da família Silveira, para onde todos seguem em vans. O prato destaque foi um salmão na brasa, no ponto perfeito, embalado por música ao vivo.
O restante da programação, após os almoços e jantares, é recheado de conversas sobre saúde e bem-estar e, à noite, há sempre uma programação cultural, como apresentações de piano, voz e violão ou coral. Momentos para degustar um cafezinho ou um chá, que está sempre disponível, quente ou gelado, com uma receita diferente a cada dia, em vários espaços do spa.
Além da alimentação e das atividades físicas, meu pacote de sete noites incluiu três massagens (relaxante, com pedras quentes e drenagem), um unterwasser (banheira alemã que propicia uma massagem na água), três aparelhos de relaxamento, pedilúvio e manilúvio (que consistem em alternar imersão de pés e mãos em água quente e gelada).
Teve também o Circuito das Águas, sequência que passa da piscina a uma banheira quente com sais, seguida de banho de gelo, volta à banheira quente com lodo e que culmina em uma chuveirada com espuma de mel, realmente deliciosa. Passei também por uma moderníssima avaliação corporal por imagem, exame mais completo e tecnológico disponível para avaliar massa corporal e densitometria. Ele permite medir a composição corporal e a gordura visceral, ajudando os médicos a traçar objetivos para potencializar os resultados.
Antes de voltar pra casa, voltei à enfermaria, constatando que, na semana, eliminei três quilos, quatro centímetros na cintura e dois no quadril. Recebi também um plano alimentar para dar sequência ao tratamento. Mas, o mais importante disso tudo, foi ter tirado um tempo para cuidar de mim e perceber os benefícios desses cuidados. Quem sabe ano que vem não volto a repetir a experiência? Porque, se tem uma coisa que admirei foi a fidelidade dos clientes: praticamente ninguém que conheci estava lá pela primeira vez, todos retornam. Sinal de que a experiência vale mesmo a pena.