Fotos:Divulgação
A escritora Ana Beatriz P. Assumpção lança o quarto livro da sua carreira, sobre voos, liberdade e paixão, em que mescla fotografias e frases de sua autoria.
Uma foto mostra duas pessoas no Japão, um homem e uma mulher, sentados fazendo um pequeno lanche. Eles estão de costas para a câmera, com roupas tradicionais e, apesar de não vermos os seus rostos, nem adivinhar se são um casal ou apenas amigos, é possível sentir a cumplicidade entre os dois. Ao lado, lê-se a frase “O companheirismo é próprio das almas elevadas”.
Tanto a imagem quanto as palavras são de autoria da escritora Ana Beatriz P. Assumpção, que acaba de lançar seu quarto livro Sobre voos, liberdade e paixão, no qual reúne fotos do seu cotidiano, de viagens que fez pelo mundo e reflexões feitas a partir desses registros.
“Acho que é um dom, eu bato o olho em algo que acho interessante e registro o momento. Quando alguém vê a foto ela percebe aquele detalhe ou essência que eu quis transmitir. Não estudei para isso, é mais um olhar apurado diante das coisas da vida mesmo”, explica.
Já as frases, derivam de um lugar de autoconhecimento. “Vem do amadurecimento, do hábito de refletir. Envelhecer não precisa ser um processo amargo, é legal enxergamos o lado positivo da vida”, analisa.
Seguindo o mesmo padrão dos outros três livros, uma foto acompanhada de alguma reflexão, Ana conta que essa nova publicação é resultado de suas viagens por diversos lugares do mundo.
“Além do Japão, também fui para a Tanzânia, Egito e Irlanda. Amo conhecer a música, a comida e os costumes de cada lugar. Nem todo mundo tem a oportunidade de viajar e conhecer o mundo. É o meu jeito de compartilhar experiências de forma poética”, afirma. Absorta em viagens e em uma possível mudança de casa, Beatriz decide não fazer um lançamento oficial do livro. “Estou divulgando entre amigos, no meu Instagram (@livrosdeanabeatri[1]zassumpcao) e aceito encomendas pelos e-mails livrosdeanaassumpcao@gmail. com”, diz.