Investimento é de mais de R$ 800 milhões e abrange oito municípios
Foi dada a largada, nesta segunda-feira (4/3), para a construção do Gasoduto Centro-Oeste. Aguardado com muita expectativa pelo setor produtivo e a população mineira, a obra irá abranger oito municípios mineiros: Betim, Divinópolis, Igarapé, Itaúna, Juatuba, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas e Sarzedo. Juntos, eles respondem por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial e 7% do PIB total de Minas Gerais e aproximadamente 1 milhão de habitantes, ou 5% da população do estado.
O gasoduto é considerado de grande importância para a região, que abriga um importante polo industrial, mas ainda não possui infraestrutura de distribuição de gás natural, combustível conhecido pela baixa emissão de poluentes. O investimento na ampliação do Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN) da Gasmig no estado é calculado em mais de R$ 800 milhões, com potencial para gerar mais de 15 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos em Minas.
O lançamento da construção aconteceu Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com a participação do governador Romeu Zema e outras autoridades. A obra será de responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).
“Este projeto contribui enormemente para o desenvolvimento da região, que está crescendo muito, e com essa fonte de energia vai ter condição de crescer ainda mais. Para mim, é muito bom ver que estamos dando mais um passo para o desenvolvimento do estado. Eu não acredito em milagres, acredito em ações conscientes como essa”, afirmou o governador Romeu Zema.
O início dos trabalhos neste mês só foi possível após a aprovação do licenciamento ambiental pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). O projeto validado pelo órgão regulador já constava no plano de investimentos da concessionária para o ciclo tarifário de 2022 a 2026, homologado pelo Estado no contexto da 2ª Revisão Tarifária.
Magnitude
O Gasoduto Centro-Oeste é o maior projeto de expansão no segmento desde 2010. Sua construção vai permitir um aumento de cerca de 300 quilômetros de extensão em linhas do sistema, um acréscimo superior a 23% da malha atual da companhia. O potencial de consumo do projeto é em torno de 230 mil metros cúbicos por dia, com captação estimada em mil novos clientes industriais e comerciais.
Os gasodutos serão testados e gaseificados por etapas, possibilitando que o início dos atendimentos aos municípios aconteça antes da conclusão de 100% das obras. Ou seja, na prática, à medida que os trechos forem concluídos, os municípios já poderão se beneficiar do acesso ao insumo.
“Esses investimentos vão trazer uma energia mais limpa e mais barata para consumidores e indústrias da região. Além disso, o gasoduto vai aumentar muito o potencial de atração de investimentos, pois as indústrias, metalúrgicas, siderúrgicas que fazem uso de eletricidade poderão avaliar se vale a pena ou não usar o gás”, explicou o governador.
A chegada do gás natural às oito cidades representa um grande potencial de geração de riquezas para a economia mineira. Isso devido à importância das indústrias locais, principalmente, em áreas como metalurgia e siderurgia, o que deve contribuir significativamente para elevar o consumo do combustível na região.
“O projeto vai ser o divisor de águas para a região, porque prepara os municípios para receberem ainda mais investimentos”, ressaltou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
Além das indústrias, o comércio, de modo geral, bem como o segmento veicular – com a captação de novos postos para venda de GNV – e o residencial são outras apostas de grande demanda da Gasmig.
Investimento em operação
O Governo de Minas já vinha empenhando esforços e recursos no projeto do gasoduto. Até 2023, a Gasmig investiu cerca de R$ 250 milhões na aquisição de materiais como tubos, válvulas e conexões.
O montante foi utilizado também na construção do gasoduto, pagamento e indenização do desimpedimento de terrenos impactados pela implantação da faixa de servidão, além da elaboração de projetos de engenharia e estudos ambientais.
Para este ano, ainda é esperada a execução de mais R$ 240 milhões relacionados aos serviços de construção da Linha Tronco, além do início das obras das Linhas Laterais. O restante será utilizado nos anos de 2025 e 2026, de acordo com a evolução das obras.