Redes de emalhar e tarrafas, equipamentos de pesca, gaiolas e armadilhas estavam entre os produtos
Mais de 4 toneladas de materiais apreendidos em fiscalizações ambientais foram destruídos, no Triângulo Mineiro, em fevereiro e março deste ano. Redes de emalhar e tarrafas, equipamentos de pesca, gaiolas e armadilhas estavam entre os produtos apreendidos e inutilizados.
A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Unidade Regional de Fiscalização do Triângulo Mineiro. Nas fiscalizações feitas por servidores da Semad e da Polícia Militar de Meio Ambiente, foram apreendidos ou recolhidos animais capturados ilegalmente.
Por apresentarem grande potencial de predação, especialmente ao ambiente aquático e à fauna silvestre, os materiais foram destruídos e encaminhados para aterro.
“Esta ação garante que esses materiais não retornem ao uso irregular ou predatório, e ainda demonstra a finalização do processo administrativo do auto de infração como um todo”, explicou a coordenadora de Suporte Operacional da Unidade Regional de Fiscalização Triângulo Mineiro, Jussara Abreu.
Transparência
O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades.
A denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155 – opção 7) ou por meio deste link, que traz mais informações sobre o assunto.