Economia

Grupo de PORTE

VB ED277 Marco 24 grupo de porte

Grupo conta com quatro centros de distribuição em estados diferentes

 

Completando 31 anos de atuação no mercado em 2024, Port diversifica mix de produtos, preza pela valorização dos funcionários e espera crescer acima da economia neste ano

 

           Com mais de 30 anos no mercado, a Port vem provando que é um grupo sempre pronto para se adaptar aos novos tempos. Criada em 1993 por Mauro Araújo, que decidiu sair de seu emprego e abrir o próprio negócio junto com a sócia Mary, a marca nasceu em um tempo no qual o mundo da informática ainda não era popular como hoje e estava mais restrito às grandes empresas. De lá para cá, o mercado se transformou, a tecnologia tem avançado a olhos vistos e a pandemia trouxe transformações de uma hora para outra.

              “Quando pensamos em tendências e perspectivas para o futuro, é importante se adequar às mudanças e às novidades que surgem. Muitos dos desafios são imprevisíveis, então é preciso estar muito atento e responder a cada um com agilidade. Adaptação é a palavra-chave do nosso negócio”, declara o presidente da Port, Mauro Araújo.

               Esse senso de adaptação foi crucial para que o empresário não se mantivesse estagnado e soubesse inovar no mercado, principalmente no que se refere ao mix de produtos. “Nosso carro[1]chefe ainda são os produtos para escritório, como papel, tinta e suprimentos para plotter. Mas, temos feitos um esforço para ampliar esse mix e oferecido ferramentas para uso no dia a dia e itens utilitários para casa, como cabides e kits para churrasco”, exemplifica.

VB ED277 Marco 24 1 grupo de porte
Mix de produtos aumentou e inclui produtos para o dia a dia e utilitários

              Parte dessa mudança, conta Mauro, foi advinda do período da pandemia. “Antes da pandemia, muito do nosso foco eram produtos para escritório. Durante a crise, focamos em itens para home office. Agora, com modelos mais híbridos, é comum que o cliente tenha voltado para o escritório, mas ainda tenha alguma rotina de trabalho em casa. Os produtos precisam atendam a essa realidade”, analisa.

            Outro ponto que a pandemia incrementou foi a venda on-line. Além das sete lojas físicas – quatro em Belo Horizonte, uma em Contagem, uma em Betim e uma em Brasília – a Port também vende pelo site e entrega para todo o Brasil. “Sempre tivemos esse modelo de venda, mas sem dúvida aumentou nos últimos anos. A vantagem é poder atender todo o país”, aponta.

 

“Conseguimos oferecer preços bastante competitivos, uma vez que compramos em grandes quantidades”

 

               Outro diferencial do grupo é atender ao público que trabalha com revenda e compra de materiais no atacado em todo o território. “Temos quatro centros de distribuição (Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro) que são fundamentais para essa operação. Também conseguimos oferecer preços bastante competitivos, uma vez que compramos em grandes quantidades”, diz.

             Apesar de todas essas transformações, Mauro garante que um aspecto permanece imutável desde o início: o bom atendimento ao cliente. “Embora o mundo mude depressa, algumas coisas não se alteram tanto assim. O cliente sempre gostou de empresas sérias, compromissadas e com um atendimento de qualidade. Sempre buscamos nos colocar no lugar dele, entendendo suas necessidades, assim como nos colocamos no lugar dos nossos fornecedores, buscando sempre melhorar nossas parcerias”, diz.

           Ele também garante que nada disso seria possível sem um bom time de colaboradores, que são valorizados diariamente na Port. “Sempre investimos em capacitação e tenho certeza de que transformamos vidas. Hoje temos cerca de 350 funcionários diretos e afirmo que não existe grupo forte sem um bom time por trás. Até mesmo no on-line é fundamental ter pessoas capacitadas. O time faz toda a diferença no resultado”, garante.

           Já para 2024, as perspectivas são positivas. “Os desafios fazem parte da rotina de quem empreende, a imprevisibilidade faz parte do jogo. Quem poderia prever que teríamos um evento mundial como a pandemia? Mas, as expectativas são boas e esperamos crescer acima da economia neste ano. O país sempre acaba surpreendendo positivamente”, afirma.

Compartilhe