Fonte:IFA 2024
A International Franchise Association Convention (IFA) 2024, aconteceu em fevereiro último, na cidade de Phoenix, no Arizona, Estados Unidos. O evento reuniu líderes da indústria de franquias para discutir as últimas tendências, os desafios e as oportunidades do setor.
A convenção ofereceu uma variedade de eventos e atividades e muita ênfase no tema franchise smarter (franchisinginteligente), ou seja, uma forma mais estratégica e consciente de ver o segmento.
Já estive quatro vezes no evento e sempre é uma experiência única. Uma pena que não vemos tantos brasileiros por lá. Eu por exemplo, fui o único sócio de consultoria especializada em franchising de grande porte no Brasil presente no evento. Nós, consultores, somos os responsáveis por multiplicar conhecimentos e o que acontece na IFA é uma mega atualização de conceitos.
Como sempre, este encontro marca a evolução do setor, ainda que, muitas vezes, com dores específicas do mercado americano, como o termo joint employer. Esta legislação redefine o conceito de “empregador” sob a ótica legal, ampliando a responsabilidade para além da empresa que diretamente contrata e remunera o trabalhador. As principais preocupações com a nova legislação incluem aumento da responsabilidade legal; aumento dos custos; dificuldade na gestão da rede de franquias; redução do interesse em franquias.
Para mitigar os riscos e desafios do joint employer, as franqueadoras estão tomando diversas medidas, tais como: implementação de treinamentos para franqueados; revisão de contratos de franquia; aumento de investimento em tecnologia e, ainda, trabalhando com o governo e com a indústria de franquia para buscar soluções que minimizem os impactos negativos da nova legislação. Apesar de ser algo específico do mercado americano, sabemos que essa redefinição da relação trabalhista por lá pode “inspirar” o nosso judiciário, portanto, é importante acompanhamos de perto o tema.
Na convenção, também chamou minha atenção como o mercado americano possui uma concentração maior de franqueados por marca, algo próximo a 250 cada, enquanto o mercado brasileiro ronda os 60. Para eles, uma franqueadora com menos de 100 franqueados é uma marca que ainda está no início da jornada. A próxima edição da IFA será entre os dias 10 e 13 de fevereiro de 2025, no Mandalay Bay, em Las Vegas.