Santíssimo Resort recebe Espaços restaurantes
Fotos:Gustavo Andrade
Cidade histórica recebe o festival Fartura e celebra as culinárias mineira e portuguesa
Com o tema Tiradentes encontra a cidade do Porto, o festival Fartura retorna à cidade mineira entre os dias 23 de agosto a 1º de setembro. Para a sua 27ª edição, o evento vai reunir mais de 200 atrações gastronômicas, que incluem aulas, cozinhas ao vivo, festins (jantares especiais), feiras e muito mais. Tendo passado por diversas outras cidades e países, o que torna o Fartura de Tiradentes especial é a sua história, afirma Rodrigo Ferraz, diretor do projeto.
“Ele é considerado o primeiro festival de gastronomia do país, criado em 1996, pelo nosso querido amigo Ralph Justino, e lá se vão 28 anos. Já passaram pelo festival os principais chefs do Brasil e vários do mundo inteiro, como chefs estrelados Michelin e também muito bem colocados no ranking 50 Best Restaurants. Fomos um dos primeiros festivais a levar a gastronomia para a rua, democratizando, permitindo o acesso. É da população, dos turistas. Há variedade gastronômica, além dos principais produtores de café, cachaça, vinho e queijos. O que é mais bacana é que é o único festival que movimenta uma cidade inteira”, analisa.
Neste ano, o festival celebra a união com a culinária portuguesa e traz para Minas grandes chefs de Portugal, como Vitor Matos, do Antiqvvm, que carrega duas estrelas Michelin, e Arnaldo Azevedo, do também estrelado Vila Foz. De acordo com Rodrigo, o tema Tiradentes encontra a cidade do Porto, na verdade, é uma narrativa que se inicia em 2018, quando foi realizado o primeiro evento da Plataforma Fartura em Lisboa, Portugal. “Era o nosso desejo de levar a gastronomia brasileira e principalmente a mineira para Portugal, pelas similaridades que as duas gastronomias têm.
Sendo Porto também uma referência mundial, pela sua história, cultura, a própria gastronomia, esse ano a gente resolveu estender esse trabalho nosso em Portugal para a cidade, que, junto com Lisboa, são as grandes referências portuguesas para o mundo”, explicou.
Entre os chefs mineiros que estarão no evento se destacam Rafael Pires (Mia, Tiradentes), Matheus Paratella (La Villa Trattoria, Tiradentes), Flávio Trombino (Xapuri, BH) e Bruna Martins (Birosca e Florestal, BH), que cozinharão lado a lado de chefs portugueses nos tradicionais Festins, jantares especiais feitos a quatro mãos. Nos “Espaços restaurantes”, que acontecerão no resort Santíssimo e na Praça da Rodoviária, nomes como Yves Saliba (Per Lui, Pastaio e Odoyá, BH) e Caetano Sobrinho (Timbuca e Caê, BH) estarão servindo deliciosos pratos ao longo do dia. No “Espaço brasa e lenha”, também divididos nos mesmos lugares, ocorrem as cozinhas ao vivo com nomes de peso, como Jefferson Rueda (A Casa do Porco, SP) e Priscila Deus (Chez Deus, SP).
Além disso, o festival também terá o “Espaço Conhecimento”, com aulas de gastronomia, o “Espaço Degustação”, para experimentar pratos ensinados na hora e a Mercearia Fartura e Espaço Sebrae para adquirir produtinhos artesanais de Minas Gerais. Aos finais de semana, o Fartura também conta com uma ampla programação artística, com DJs e bandas para agitar o festival.
O espaço da Praça da Rodoviária funciona de terça a domingo, o do Santíssimo de sexta a domingo e o do Largo das Forras aos sábados e domingos. Os festins acontecem nos finais de semana e os ingressos já podem ser adquiridos no Sympla.