Mafê Lages

Dias em Tiradentes

FOTO\ Mafê Lages 

 

A primeira viagem do ano já foi feita: três dias em família em Tiradentes.

 

Em uma visita à vinícola mineira Luiz Porto escutei, do Luiz Porto Jr., que Tiradentes não é uma cidade para se visitar, é para se frequentar. Essa afirmação ficou comigo, essa vila histórica pode ser pequena mas sempre há muito acontecendo, vários festivais, eventos, inaugurações e por aí vai.

A última vez que tinha estado por lá foi justa mente em um festival de gastronomia, o Fartura. É claro que nessa ida também teve muita comida boa, a cidade é recheada de bons restaurantes. Recebi inúmeras recomendações, precisaria ficar um mês, entre elas o Pacco e Bacco, o qual visitei na primeira noite. Comi um bom tartare de salmão e um excelente risoto Mares de Minas, o preço, no entanto, é bem salgado, como acontece em muitos estabelecimentos da cidade.

vb ed287 janeiro 25b 1 dias em tiradentes
FOTOS\ Mafê Lages

Além da gastronomia não tem como fugir da parte histórica, é um grande passeio para quem busca conhecer mais da arquitetura do século 18. Na antiga São José del Rei destaca-se o estilo Barroco, que pode ser visto na Igreja Matriz, que é a segunda em ouro do Brasil, e também na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, paradas importantes para quem curte história.

Fiquei muito feliz de conhecer também duas vinícolas mineiras, sobre as quais conto mais na minha coluna de gastronomia. Dois anos desde a minha última visita e havia o que ver e fazer nesse lugar histórico. Tiradentes sedia agora no final do mês sua Mostra de Cinema, mais pra frente tem Festival de Gastronomia, Semana Criativa e muito mais nessa cidade viva. Tiradentes é uma só, mas tem eventos para todo mundo frequentar.