Saúde

ALTA COMPLEXIDADE

vb ed298 dezembro 25 b alta complexidade

Novo hospital: corredor de saúde na avenida Raja Gabáglia

FOTOS/DIVULGAÇÃO

 

A Rede Mário Penna – referência em saúde e solidariedade em Minas Gerais – está em expansão com o Hospital Raja, estrutura de 15 mil m² de área construída e 200 leitos para trata mento oncológico. O hospital estará em pleno funcionamento a partir de março de 2026 e sua operação permitirá expandir e qualificar o atendimento nas unidades da Rede Mário Penna 100% dedicadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A marca Mário Penna, que já ocupa lugar especial no coração dos mineiros como referência em tratamento humanizado, agrega, com o Hospital Raja, os conceitos de tecnologia e celeridade ao tratamento oncológico.

“Será um hospital de alta complexidade, pelo porte e pelos recursos. Serão 10 salas cirúrgicas, uma delas dedicada à cirurgia robótica. Todo nosso investimento está no sentido de oferecer excelência em saúde com agilidade”, explica o presidente da Rede Mário Penna, Marco Antônio Viana Leite.

O Hospital Raja estará instalado na avenida Raja Gabáglia, em Belo Horizonte, no edifício em que funcionou a unidade da faculdade Pitágoras. Os recursos financeiros para a adaptação do edifício, que foi comprado pela Rede Mário Penna e também irá atender aos pacientes da saúde suplementar – setor privado de planos e seguros de saúde -, estão em R$ 100 milhões.

A intenção é formar um corredor de saúde integrado ao Hospital Luxemburgo, que faz parte da Rede Mário Penna e já é totalmente voltado à saúde pública. Com 18 andares, sendo exclusivo para transplante de medula óssea, a nova unidade irá fortalecer a Rede Mário Penna, formada pela Casa de Apoio Beatriz Ferraz, pelo Núcleo de Especialidades Oncológicas (NEO), pelo Núcleo de Excelência em Saúde (NEXS), pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação (NEPI). Além do Hospital Raja, a Rede também inaugura, no próximo ano, o Hospital Regional de Teófilo Otoni, dotado de serviços completos de imagem e investimento em tecnologias de ponta, como as cirurgias robóticas.

De acordo com Marco Antônio Viana Leite, a operação do Hospital Raja irá proporcionar, também, qualificação no atendimento das unidades dedicadas 100% ao SUS. Mais uma vez, celeridade é a palavra de ordem. O pronto atendimento deve ser resolutivo, com fluxo otimiza do pelo uso da tecnologia visando, também, a satisfação do paciente. “Nos últimos 30 anos tudo mudou. Com a internet e o celular, as pessoas querem rapidez, agilidade. Então, vamos unir todas as pontas a partir do conceito de celeridade, como uma filosofia da rede”, explica Leite.

vb ed298 dezembro 25 b 1 alta complexidade

O executivo conta que a inauguração do Hospital Raja faz parte de um processo de recuperação que iniciou-se em 2019, quando ele assumiu a instituição, que vinha de um período de dificuldades financeiras. Foram três anos de reorganização da rede. A partir de 2023, iniciou-se o processo de expansão, que terá o Hospital Raja como resultado. “Estamos investindo para termos um hospital eficiente, confortável, que irá gerar recursos para o atendimento SUS. Ninguém planeja ficar doente, então, temos que dar o melhor acolhimento de forma diferenciada. Vamos aplicar toda nossa expertise em atendimento humanizado no Hospital Raja.”

ESTRUTURA HOSPITAL RAJA

> 18 andares

> Estrutura de internação com 200 leitos, sendo 30 deles destinados à UTI 10 salas cirúrgicas com eficiência logística e tecnológica, inclusive para procedimentos minimamente invasivos por meio de robótica

> Equipe médica multidisciplinar

> Ambulatório com clínicas especializadas

> Centro de medicina nuclear para diagnóstico e tratamento

> Andar exclusivo para implante de medula óssea

Compartilhe