Nascido em Belo Horizonte, Andersen Viana, autor de “Histórias Cinematográficas” , transita por música, literatura, cinema, artes visuais e performance, além de manter uma trajetória acadêmica sólida. Sua formação musical ocorreu em instituições como a UFMG, a Accademia Filarmonica di Bologna, a Arts Academy of Rome, a Accademia Chigiana di Siena e o Royal College of Music in Stockholm. Entre 1989 e 2023, atuou como professor concursado na Fundação Clóvis Salgado. Com cerca de 500 trabalhos entre composições, filmes, roteiros, livros e projetos artísticos, Viana acumula 54 premiações conquistadas em diversos países
O multiartista mineiro reúne, em seu novo livro, uma série de histórias que atravessam tonalidades literárias diversas e flertam abertamente com o cinema. Em “Histórias Cinematográficas”, publicado pela Editora Sinete, o autor propõe ao leitor experiências que se movem entre o insólito, o fantástico e o imaginativo, criando enredos que também se prestam a futuras adaptações para curtas, médias e longas-metragens.A profundidade intelectual e narrativa do livro é mais uma evidência da variedade de habilidades artísticas presente no trabalho de Andersen Viana.
Em “Histórias Cinematográficas”, as sete narrativas foram desenvolvidas ao longo de sete anos, período em que Viana mergulhou em referências que ajudaram a moldar a atmosfera do livro. Entre suas influências estão nomes como João Guimarães Rosa, Ariano Suassuna, Franz Kafka, Edgar Allan Poe, Sheridan Le Fanu e Gabriel García Márquez, além de inspirações vindas da ficção científica, como o norte-americano Gene Roddenberry, criador de “Jornada nas Estrelas”. A obra se soma ao amplo percurso de Andersen Viana, que é reconhecido por sua atuação interdisciplinar.
Seu reconhecimento mais recente veio do XII Concurso Internacional de Composição da Orquestra Marga Marga, no Chile. Entre as distinções anteriores estão o Prêmio F. Schubert (Reino Unido, 2023), o Genzmer (Alemanha, 2022), o Prêmio Shostakovich (Ucrânia, 2021) e a Medalha de Honra da UFMG. Como cineasta, Andersen Viana também escreveu e dirigiu os longas premiados “Paisagem Lunar” e “Pitágoras de Samos”.
AGENDA
O que: Lançamento do livro “Histórias Cinematográficas”, de Andersen Viana
Onde: Bar Canto Madalena (R. Medeiros de Albuquerque, 471 – Vila Madalena), São Paulo/SP
Quando: 29 de novembro
Horário: das 17h às 20h
