Da redação
Campanha em BH amplia vacinação contra HPV
Jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV têm até junho para se imunizar em Belo Horizonte. A ampliação do prazo segue orientação do Ministério da Saúde e está sendo executada pela Prefeitura, com atendimento disponível nos 153 centros de saúde da capital e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Desde o início da estratégia, cerca de 700 doses já foram aplicadas nesse público.
A ação tem como foco ampliar a proteção contra o papilomavírus humano, associado a diferentes tipos de câncer. A vacina oferecida é de dose única e previne infecções pelos subtipos 6, 11, 16 e 18, principais causadores do câncer do colo do útero, além de tumores nos órgãos genitais femininos e masculinos e na cavidade oral.
Cobertura Vacinal
Em Belo Horizonte, a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, público prioritário do Programa Nacional de Imunizações, chega a cerca de 98% entre meninas e 83% entre meninos, o que motivou a estratégia de resgate para quem não se vacinou na idade indicada.Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina. Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais.
Além dos jovens de 15 a 19 anos incluídos temporariamente, a vacina segue indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, pacientes oncológicos em quimioterapia ou radioterapia, pessoas vivendo com HIV/aids, usuários de PrEP, vítimas de violência sexual e pessoas com papilomatose respiratória recorrente, dentro das faixas etárias estabelecidas. Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de Belo Horizonte.
Créditos: Pixabay
