Da redação
Contribuintes têm até hoje para destinar parte do IR a organizações sociais; Rede Cidadã é uma delas
Termina nesta quarta-feira o prazo para pessoas físicas e jurídicas destinarem parte do Imposto de Renda devido a Fundos que apoiam projetos voltados à promoção e proteção dos direitos das crianças, adolescentes e pessoas idosas. “Elas podem fazer uso do incentivo fiscal exclusivamente doando para projetos aprovados junto aos conselhos”, diz Fernando Alves, diretor executivo da Rede Cidadã, uma das entidades que podem ser beneficiadas.
Criada há 23 anos em Belo Horizonte para estabelecer a colaboração entre governos, empresas e o terceiro setor em ações para promoção de geração de trabalho e renda, a Rede Cidadã já conseguiu a contratação de mais de 152 mil pessoas (aprendizes, jovens, adultos, seniores), além de apoiar cerca de 1.700 empreendedores em todo o Brasil. “Em 2026, pretendemos ampliar a nossa atuação construindo parcerias com outras instituições sociais que atuem na formação da juventude para o mundo do trabalho”, afirma Fernando Alves.
Segundo o diretor executivo, a entidade vai focar, no próximo ano, na formação socioemocional de jovens em busca de trabalho e de líderes corporativos que vão receber esta nova geração em suas equipes. A Rede Cidadã atua em 92 cidades de 10 estados.

Fernando Alves, diretor executivo da Rede Cidadã
Como contribuir
A gerente de relacionamento e parceria da Rede Cidadã, Cindy Wandenkolk, explica que pessoas físicas que fazem a declaração completa podem destinar até 6% do Imposto de Renda devido ao longo do ano, realizando um depósito identificado diretamente na conta dos fundos da Criança e Adolescente ou do Idoso, ao qual o projeto da entidade está vinculado. Também podem doar na própria declaração anual, recolhendo o imposto via DARF emitido pelo sistema da Receita Federal, respeitando o limite de 3% para cada fundo, totalizando os 6%.
Já pessoas jurídicas, de acordo com Cindy Wandenkolk, tributadas pelo Lucro Real podem reservar até 9% do IR devido. Para a Rede Cidadã, as empresas podem destinar até 1% para projetos aprovados nos Fundos da Criança e do Adolescente e o mesmo percentual para a Pessoa Idosa. A entidade tem projetos aprovados em conselhos municipais e estaduais de São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Lagoa da Prata (MG), Cataguases (MG), Patrocínio (MG), Ouro Preto (MG), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
Serviço:
Os interessados em contribuir com a Rede Cidadã devem contatar a gerente de parceria e relacionamento da Rede Cidadã, Cindy Wandenkolk, pelo WhatsApp: (11) 98923-8184 ou pelo e-mail: relacionamento@redecidada.org.br
Crédito: Divulgação/Rede Cidadã

