
Lucien
MULTIUNIT FRANCHISING
FOTO\ Reprodução Internet
Uma tendência crescente e estruturante no universo do franchising global: o modelo de multiunit franchising — ou seja, franqueados que não se limitam a operar uma única unida de, mas que evoluem para gerenciar múltiplas, tornando-se operadores robustos dentro das redes em que atuam. Esse processo, normalmente, começa com a aquisição de uma única franquia. Com o tempo, o franqueado adquire conhecimento operacional, ganha experiência na gestão da marca e, ao se destacar, passa a expandir seus negócios.
Essa expansão acontece de duas formas principais: comprando novas franquias ou adquirindo unidades existentes de outros franqueados que não obtiveram o desempenho esperado. Nos Estados Unidos, entre 2021 e 2024, impressionantes 71% das unidades franqueadas comercializadas foram adquiridas por franqueados que já operavam outras unidades, segundo dados apresentados na Multi-Unit Franchising Conference 2025, em Las Vegas. Isso confirma a consolidação desse perfil como uma força dominante no setor.
A ascensão dos multifranqueados traz uma série de vantagens, como maior eficiência operacional e padronização entre unidades; profundo entendimento da cultura e dos processos da marca; capacidade de investir em tecnologias e equipes especializadas; redução de riscos para franqueadores, ao trabalhar com operadores experientes. Por outro lado, também há desafios, claro. Há o risco de concentração de poder em poucos operadores, além de menor diversidade de per f is de franqueados.
Outro ponto é a potencial perda de conexão local com clientes, quando as operações se tornam excessivamente padronizadas ou distantes da comunidade. O cenário aponta ainda para a profissionalização do setor, com a criação de holdings que operam diversas marcas, o uso de tecnologia para escalar operações e o interesse crescente de fundos de investimento no franchising. Entender o conceito de multiunit franchising é essencial para quem deseja investir no setor com visão de longo prazo. Mais do que comprar uma franquia, trata-se de aprender a ser franqueado e usar esse aprendizado como trampolim para se tornar um operador estratégico e rele vante em uma rede de valor crescente.
A ASCENSÃO DOS MULTIFRANQUEADOS TRAZ UMA SÉRIE DE VANTAGENS