Lucien
Por que as mulheres dominam o franchising?
Reprodução \ Internet
O franchising no Brasil vem crescendo a passos cada vez mais acelerados. E uma parcela responsável por esse sucesso é a presença de mulheres no setor que têm ganhado destaque e dominado o mercado por uma combinação de fatores que vão desde habilidades pessoais até as tendências da atualidade.
As mulheres são, frequentemente, reconhecidas por sua capacidade de gerir múltiplas responsabilidades ao mesmo tempo, algo essencial no franchising. Elas equilibram funções de lide rança, operação e relacionamento com clientes e colaboradores. Por serem, tradicionalmente, vis tas como mais empáticas e atentas aos detalhes, elas tendem a se destacar no atendimento ao cliente e na criação de uma experiência positiva.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as mulheres já são maioria nas redes franqueadoras, cuja participação passou de 46% para 57% entre 2015 e 2024. O estudo também indica alta da presença feminina nos cargos de liderança das empresas franqueadoras, de 19% para 29%. Em relação às operações franqueadas, os dados também apontam que as mulheres passaram a ser maioria, elevando de 48% para 51% no período pesquisado. E, na lide rança dessas operações, identificou-se que 3 em cada 10 (32,2%) são mulheres.
Muitas mulheres buscam flexibilidade para equilibrar a vida profissional e pessoal, especial mente aquelas que têm filhos ou outras responsabilidades familiares. E, por isso, o modelo de franquia é a opção ideal para elas, pois oferece uma estrutura de negócios já estabelecida, permitindo melhor gestão do tempo e do controle da operação.
Outro ponto que atrai as mulheres é o de ser um modelo de negócios testado e comprovado, deixando-as mais confortáveis para iniciar o caminho do empreendedorismo ou mesmo para expandir os seus negócios. A franquia oferece suporte, treinamentos e orientações que diminuem os riscos envolvidos na criação de um negócio do zero.
As mulheres possuem habilidades naturais e desenvolvidas que se alinham muito bem com o modelo de negócios de franquias e a combinação dessas características com as oportunidades do setor de franchising têm permitido que elas prosperem e se destaquem nesse mercado.
ELAS TENDEM A SE DESTACAR NO ATENDIMENTO AO CLIENTE