Raquel Ayres
INSPIRAÇÃO NOS TECIDOS
Coleção Tessuti, da Manoel Bernardes, explora dualidade entre padronagem e estampas para criar joias que refletem o espírito do tempo
Tramas de fios de ouro, aplicações que remetem a processos de impressões ou pinturas, associação de cores harmoniosamente contrastantes. A coleção Tessuti da joalheria Manoel Bernardes – que chegou às lojas na primeira semana de outubro – inspirou-se nos tecidos, nas técnicas de padronagem e aplicação de estampas para dar vida a peças que, mesmo atemporais, guardam o espírito do tempo. Aquilo que o filósofo alemão Friedrich Hegel chamou de zeitgeist.
Se a joalheria remete à antiguidade, no século 21 as joias exprimem mudanças de com portamento, representam códigos emocionais, como explica o diretor criativo da marca que leva seu nome e o nome do pai, fundador da empresa: “Desde a Renascença, a joia ganhou um novo significado: o de valor emocional entre duas pessoas.

Como peças sintonizadas com o tempo, em que a mulher é protagonista da própria vida e as relações estão mais fluidas, a joia ganhou novas formas. Podem ser mais leves, pois vão do trabalho para uma esticada noturna”, explica Manoel Bernardes. Embalada pelo zeitgeist, a linha Tweed, dentro da coleção Tessuti, remete ao tecido em fios de lã com tramas encorpadas e texturiza das. Os fios de ouro criam entrelaçamentos nos quais são aplicadas turmalina rosa, pérolas, diamantes e topázio. Ao tocar, é possível sentir o protagonismo do relevo nas peças. Quando se fala em xadrez fala-se de cruzamento de fios iguais em cores diferentes que resultam na trama plana.
A linha Xadrez da coleção Tessuti referenciou-se nos quadrados em alta nos anos 50 e 60 que ganharam o nome de Vichy. Entre as formas e as gemas coloridas, o metal pode ser o ouro branco ou amarelo, adornado com esmeraldas, safiras e diamantes. Chama atenção o caráter inovador da linha Xadrez, carregada de personalidade que vai ao encontro da filosofia de Manoel Bernardes: uma joia pode ser pequena, jamais banal. A singularidade é uma das marcas registradas da joalheria Manoel Bernardes, que inova e atualiza seu repertório de significados. O executivo lembra que as mulheres, hoje, podem se presentear com estes adornos quando querem celebrar uma conquista profissional, por exemplo. Dados da Bain and Company, empresa de consultoria de gestão, revelam que 52% dos acessos às plataformas de artigos de luxo, onde estão inseridos os itens de joalheria, são feitos pelo público feminino.

Ainda que 75% do poder aquisitivo esteja nas mãos de mulheres acima de 50 anos, jovens de até 35 anos já representam 49% deste mercado. A mesma pesquisa prevê que o mercado de joias no Brasil deve dobrar o faturamento até 2030. Manoel Bernardes afirma que este público jovem significa uma renovação de mercado consumidor. A marca precisa conversar com ele, surpreender a cada coleção sem abrir mão da qualidade e do bom gosto, trazendo os elementos que são pilares da marca: solaridade, fluidez e a lapidação diferenciada.
É a lapidação especial desenvolvida pela Manoel Bernardes que permite criações com design único, técnicas apuradas e gemas coloridas, que reafirmam sua identidade brasileira e mineira. Joias luminosas, solares, como define o diretor criativo. “Temos apreço por difundir as gemas do Brasil. Somos mineiros e respeitamos nossas origens.” Ele cita o topázio imperial, gema rara encontrada em Ouro Preto, como uma das matérias-primas utilizadas pela Manoel Bernardes.
A linha Poás, caracterizada pela repetição de elementos e pela forma redonda, tão valorizada pela mulher brasileira, traz diamantes e pérolas em delicadas peças de design lúdico que valorizam, em detalhes refinados, o estilo contemporâneo. As joias da linha Liberty ganham ainda mais beleza com lapidações exclusivas, que concedem leveza e movimento aos brincos, colares e anéis em ouro branco, água marinha, topázio, diamantes e turmalina rosa. Paixão das brasileiras, a estampa animal print também representa um padrão identitário que a coleção Tessuti traduziu em peças cheias de contrastes: a intensidade do quartzo fumê e os pontos de luz do diamante.
Ouro branco e ouro amarelo combinado à intensidade das safiras azul, rosa e o brilho dos diamantes. As bandeirinhas do artista modernista Alfredo Volpi foram referência para a linha Volpi que utiliza ouro branco e amarelo, safiras azul, rosa e diamantes. O mood divertido e leve de design moderno de brincos, anéis e colares traduz o estilo Manoel Bernardes: ousado, uma joalheria sofisticada que decodifica o espírito do tempo e olha para o futuro.

