Roberta Moreira

Expressão da mineiridade

FOTOS / MARCOS LEÃO

 

Restaurante Trintaeum apresenta elementos representativos da culinária mineira de forma sofisticada e contemporânea

 

Discagem Direta à Distância, ou o famoso DDD, no caso, o 31, dos belo-horizontinos, é o número de sorte que serviu de inspiração para a nova casa nos arredores do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Nativos e viajantes, que venham de onde vier, já podem ter uma experiência única da proposta elegante e clássica da cozinha mineira, tradicional, sofisticada, com ingredientes produzidos em Minas Gerais.

“De fora só vem mesmo o sal e o óleo, ou querosene, como diziam os antigos”, brinca a chef Ana Gabi Costa, à frente do Trintaeum Restauran te, inaugurado no período da Black Friday de 2024, na plena efervescência do comércio de fim de ano da capital.  O endereço não poderia ser mais convidativo: na rua Professor Antônio Aleixo, na esquina com a rua da Bahia, em frente ao Minas 1, na contra esquina da Casa Fiat de Cultura, no entorno do conjunto arquitetônico mais charmoso da cidade. E não só.

A nova casa será o restaurante do hotel Tribe, de bandeira australiana, em um antigo pré dio que passa por um retrofit para ser inaugurado nos próximos meses. A chef Ana Gabi Costa tem uma ampla bagagem de mais de 15 anos no mundo da gastronomia. Trabalhou com os renomados chefs Ivo Faria e Felipe Rameh e passou pela Casa Bernardi. Da decoração ao cardápio, bebidas, atendimento e até cada ingrediente, tudo reverencia o estado.

 

VB ED289 MARÇO 25b 1 expressao da mineiridade

A casa propõe um olhar sobre a cultura mineira e apresenta seus elementos mais representativos de forma sofisticada e contemporânea. “Quis entregar pratos em que a mineiridade estivesse presente. Que eu pudesse cozinhar os sabores e experiências da minha vivência em Pedro Leopoldo, na casa da minha bisavó, vendo as mulheres da minha família assando biscoitos, preparando a cozinha para uma fornada de empadinha, marinando o pernil, cuidando da horta. O resultado são pratos como o Frango com Quiabo, Lombo Serenado, o Porco sem Mágoas, todos preparados com muito cuidado, sabor e técnica”, apresenta a chef.

A experiência no Trintaeum começa com água da casa e uma cortesia de Mentira de Polvilho – uma entrada crocante que, no interior de Minas, é servido às visitas de forma improvisada e rápida para acolher aquele que chega de forma repentina. Aquele visitante que bate palma do lado de fora e chama “Ô de casa!”. O menu continua com uma seleção de tira-gostos mineiros sempre com um toque autoral da chef Ana Gabi.

Por exemplo, o delicado Pastel de Angu do Trintaeum é recheado com umbigo de banana e leva requeijão de raspas; o Bolinho de Feijão fradinho vai sobre um fresco molho caipira picante e creme de refogados; e o fígado com jiló aparece em um jiló inteiro recheado com fígado e empanado na pururuca. Todos servidos em porções para com partilhar, bem como acontece nas mesas mineiras. Feijão, Angu e Couve é o clássico da roça, com feijãozinho cozido no caldo de porco e couve fresca.

O Arroz Vermelho da Horta combina o grão a vegetais em diversas texturas, castanha de baru e chuchu grelhado. O Frango com Quiabo acompanha um caldo de galinha bastante apurado e caramelizado, angu lavado – feito com milho verde, e gema empanada. “O milho é muito pre sente na tradição alimentar de Minas, sobretudo com o angu e que aparece em nosso cardápio de várias formas. Angu lavado de milho verde, angu de fubá, angu de canjica, cada um tem suas nuances de sabor e textura que agregam a diferentes pratos”, conta Ana Gabi. Entre as sugestões da chef também estão o Porco sem Mágoas, um copa lombo braseado com molho de cachaça e limão, angu de canjica com queijo e taioba; o Lombinho Serenado com Tutu e Banana; e o contrafilé grelhado, arroz com borra de carne, cebola caramelizada e batata doce frita. E como em mesa de mineiro ninguém sai antes da sobremesa, vale um recorte com receitas que vão além dos mais famosos doce de leite e goiabada.

As opções incluem um tradicional pudim de leite com compota de ameixa fresca com cachaça; pavê de pêssego; curau de milho verde cremoso, com broa de fubá, calda de laranja e crocante de canela. O queijo, senhor de tudo, se faz presente em um mousse de queijo de cabra, compotas de figo, jabuticaba e laranja e doce de leite caseiro. “Fazemos questão de cozinhar com o que Minas tem de melhor, priorizando o uso de in sumos mineiros tanto quanto possível. Isso quer dizer que todos os ingredientes essenciais nas re ceitas são oriundos do estado.

Para o que não conseguimos fornecedores, produzimos no próprio restaurante”, ressalta a chef. Já que falamos de queijo, um especialista no as sunto passeia entre as mesas, com um carrinho de variados tipos de queijos mineiros, incluindo a cabacinha e a burrata para irresistíveis degustações. Outro grande destaque da casa são os vinhos.

 

VB ED289 MARÇO 25b 2 expressao da mineiridade

Trata-se de uma oportunidade para conhecer os rótulos produzidos em Minas, muitos deles pre miados, vinícolas Mil Vidas, da Fazenda Engenho, de Ritápolis, Luiz Porto, de Tiradentes e outros de relevância. Ana conta com dois sommeliers e o cliente fica conhecendo o contexto dentro do terroir onde o vinho é produzido. Mas a casa também conta com sommelier de ca chaça, que não poderia deixar de faltar, na escolha dos principais alambiques do estado e o mixologista Cássio Batista, que cuida da drinqueria tradicional e autoral.

Na sua criatividade, como Minas não produz vermute, o vinho de jabuticaba faz a vez na composição de alguns drinques da casa. A chef Ana Gabi já adianta outras novidades. Em abril, inaugura o café da manhã e, em junho, uma drinqueria e um café no rooftop. É aguardar as boas surpresas que estão por vir. Com capacidade para 102 pessoas, o Trintaeum tem projeto arquitetônico assinado por Beth Nejm, integra design contemporâneo e referências à cultura local, criando um espaço onde cada detalhe reflete a essência da casa.

“A alma do Trintaeum é fazer o cliente se sentir em uma casa mineira, onde a hospitalidade é o ponto mais alto. Desde a comida até o serviço, tudo foi pensado para trazer essa sensação de pertencimento e aconchego”, finaliza a chef.

O Trintaeum Restaurante funciona de terça a sábado, das 12h às 15h30 e das 19h às 23h, e aos domingos, das 12h às 16h30. Reservas podem ser feitas pelo site https://trintaeum.com.br/.