Roberta Moreira

História revelada

O restaurante La Vie en Rose, de Cristina MenezesF

Fotos:Gustavo Xavier

 

       A edição Modernos Eternos 2024, ocorreu entre os dias 18 deste mês e 14 de julho. Foi protagonizada por 40 ambientes instalados no prédio histórico do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), que data do ano de fundação de Belo Horizonte (1897), com projeto de Edgar Nascentes Coelho, em estilo eclético, com traços arquitetônicos e ornamentais inspirados na tradição neoclássica europeia, acabamentos nobres, pé-direito alto e colunas de dupla altura.

        Por ali, milhares de cidadãos, de várias gerações passaram pelo imponente edifício, que abriga as criações de dezenas de profissionais como Camila Medrado, Ana Lúcia Rodarte, Flávio Bahia, Márcia Carvalhaes, entre outros. Todos eles apresentam seus projetos de cafeteria, adega, restaurante, jardim, quartos etc.

vb ed280 julho 24 1 historia revelada

       A designer Patrícia Bigonha foi escolhida para criar, pela primeira vez, um ambiente infantil para a Modernos Eternos 2024. O que ela levou para o evento foi um tema que volta às pranchetas de decoração e desafia arquitetos e designers de interiores. “As famílias estão colocando os irmãos juntos nos quartos novamente”, aponta ela. Na mostra, o quarto é de um bebê e uma criança de 3 a 5 anos.

      O público visitante pode apreciar maravilhas em um bar criado para o chef Leo Paixão. Também estava prevista uma programação de conteúdos culturais, a tradicional ação street e a presença de 16 artistas plásticos convidados que retrataram as obras literárias de nomes como Lúcia Casassanta, Alaíde Lisboa, Abgar Renault, Rubens Costa Romanelli e Helena Antipoff, além de outros mestres que fizeram história no Instituto de Educação.

vb ed280 julho 24 2 historia revelada

      A organizadora de Modernos Eternos, Josette Davis, prometeu muitas surpresas nessa 9ª edição do evento. “São seis mil metros quadrados de ambientes onde vamos mesclar o antigo com o novo. O restaurante da mostra é um salão de banquete que lembra ambiente do século 18”, ressalta um dos atrativos.

       “Estamos homenageando as crianças, diretores e professores que fizeram parte do corpo docente do Instituto de Educação. Eu mesma estudei lá e muitos dos que assinam os ambientes também. A ação street dos modernos tem como intenção mostrar o que aconteceu do lado de dentro do instituto retratando, por meio de obras de arte, parte de sua história. Neste ano a proposta foi pintar ao vivo, traduções artísticas de textos selecionados em obras literárias de autores que fazem parte da história do IEMG”, reforça Josette Davis.

vb ed280 julho 24 3 historia revelada

         “Temos uma extensa programação de mini-talks com temas de cultura, história, moda, arte e mais, apresentações musicais e espaços gastronômicos inéditos. O Instituto de Educação marcou a história e a cultura de Belo Horizonte de um jeito muito especial. Já há algum tempo o prédio estava precisando passar por restauração, e estamos muito felizes de estar presentes neste momento em que ele finalmente começa a voltar à sua melhor forma”, completa a organizadora. As pinturas foram executadas e expostas em totens com design exclusivo do arquiteto Sérgio Stark, em aço da Gerdau, com produção da empresa Accero. Em um lado estarão as pinturas que serão feitas em telas. Do outro lado do totem, grafiteiros escreverão em lettering parte dos textos selecionados.

       O segundo tempo da ação street aconteceu após o evento de inauguração da Modernos Eternos. Os totens com as obras finalizadas foram divididos em quatro mini mostras expostas em locais de destaque em BH. Cada grupo de obras foi acompanhado por um totem explicativo da ação e com a barra de logos dos parceiros e apoiadores. Ao final da Modernos Eternos 2024, todas as obras serão expostas juntas no Diamond Mall onde ficarão no período de 16 julho a 18 de agosto.