Roberta Moreira

Tudo em um só lugar

Unidade do Buritis: maior operação do grupo

Fotos:Divulgação

 

Mercado da Boca une operações em mesmo espaço, oferecendo gastronomia diversifica, conveniente e operação confortável para o cliente em cinco unidades

 

               Inspirado no espaço gastronômico do Mercado do Ribeira, também chamado Time out Market, em frente ao Cais do Sodré, em Lisboa, os cinco charmosos ambientes do Mercado da Boca são, também, uma centelha a partir da observação do sucesso de outros endereços europeus. Nos últimos anos, desde antes da pandemia, que paralisou parte das operações, esse padrão de empreendimento vem ganhando força e fazendo sucesso nos bairros belo-horizontinos onde opera: Savassi, Buritis, Castelo, Cidade Nova e Pátio Savassi, o último inaugurado em agosto de 2023, no terceiro piso do centro de compras.

               O sucesso se dá pela capacidade de reunir, em um só lugar, o mix de gastronomia diversificada, elegante conveniente a todos os momentos da vida, seja na pausa das compras no shopping, no almoço executivo, no happy hour e no momento família nos finais de semana. Um espaço que abriga tudo isso.

               Lucas Vereza, responsável por tornar realidade o Mercado da Boca em Belo Horizonte, conta como o negócio evoluiu. A primeira experiência foi no Jardim Canadá em 2018. O boêmio bairro de Santa Tereza também abrigou uma operação do food hall. A pandemia tratou de fazer a sua parte em todo o comércio, inclusive no universo gastronômico, forçando muitos negócios a recuarem.

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Lucas Vereza: modificação no sistema de operação agradou o público

              “Quando passou a pandemia, voltamos a abrir novas operações do Mercado da Boca e mudamos o modelo de atendimento, que antes não era feito nas mesas. Agora, o garçom vai à mesa do cliente, leva um só cardápio especial, com todas os bares e restaurantes parceiros, anota os pedidos, seja do bar de vinhos, seja de veganos, de sorvetes e picolés artesanais, drinks, comida raiz, massas, parrila, café, o que for, e no final apresenta uma conta só. Por exemplo, no Pátio Savassi, se ele pedir um vinho ou drink do Lolita, um chope artesanal do Bar da Boca, pratos do Bem, do Pasta & Parrilla, ou do Pochegá, mais uma sobremesa gelato e café do Fiorella, vai receber uma só conta”, exemplifica Vereza, acrescentando que a aceitação é muito boa na unidade de 500 metros quadrados no piso L3, que tem seu horário estendido para além do funcionamento do shopping, indo até 23h30.

               O empreendedor conta que a curadoria dos parceiros é feita internamente. A maior operação do grupo é o do Buritis, inaugurado em fevereiro de 2021. “São quase mil metros quadrados de área, dos quais 250 metros quadrados são dedicados ao espaço kids, o que o torna a maior unidade dedicada à família. Nele abrigamos seis parceiros: o Popolare, pizza do chef italiano Rafaelle, o Lolita, o Pochegá, o Bemm, o Pasta Parrila e o fiorella”, enumera.

               A unidade de rua do Mercado da Boca na Savassi também reúne seis parceiros: Projeto Sabor, Esquina Parrileira, Zazá, Doce Carol (sobremesas e cafés), Lolita e Bar da Boca. “Realizamos treinamentos semanais em todas as operações e eliminamos as mesas comunitárias, como era no Jardim Canadá”, explica Vereza. “Somos pioneiros no modelo food hall”, completa ele.

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Unidade do Pátio Savassi é a mais recente e tem horário estendido

             Certo de ter adotado o modelo acertado, Lucas Vereza atribui o sucesso ainda à diversidade gastronômica e estilo arquitetônico das operações Mercado da Boca em Belo Horizonte e não descarta levar o modelo para outras praças. “Estamos fazendo uma prospecção do mercado, para estender o formato para outras capitais. A primeira no radar é São Paulo”, revela.

              Lucas Vereza acredita que seu público diversificado de domingo a domingo soma cerca de 50 mil pessoas/mês somando as cinco unidades.

             Novidades estão por vir ainda neste ano. O Mercado da Boca do bairro Castelo, inaugurado no final de 2021 conta, desde o início deste ano, com três marcas próprias criadas por Vereza e sua equipe, além do bar de drinks, vinhos, chopes e cervejas artesanais. E o crescimento das marcas próprias está nos planos do empreendedor.   

           “Nossas marcas próprias inauguradas no Castelo têm tudo a ver com a Boca. São elas: Belisco, que dá ênfase a arte de petiscar; Trela, que traz uma cozinha boa de conversa, e Riso, que é para comer sorrindo através de clássicos e releituras próprias”, destaca o empresário.

             Vereza quer focar o ano de 2024 na operação das três novas marcas, cuidando paralelamente, claro, de seguir prospectando novos mercados para o crescimento do Da Boca e trabalhando para a melhoria contínua das operações já existentes.

              Sobre as novas marcas, vale dizer que o Trela conta com uma diversidade de cortes nobres de carnes e acompanhamentos, ideal para um almoço de negócios, bem como uma confraternização com amigos. Já, o Riso, propõe, segundo Vereza, “a felicidade servida à mesa. Onde os clássicos, as releituras e as criações promovem uma sinfonia de sabores. A combinação de aromas e texturas proporciona sorrisos a cada garfada”, resume o empresário.

             Belisco, a terceira marca própria do Mercado da Boca do Castelo, é criada para abrir o apetite ou para acompanhar bons drinks. “Trata-se de uma seleção de entradas e petiscos finger-foods que conquistam pelo sabor e pela praticidade”, finaliza Lucas Vereza.

 

SERVIÇO

– Mercado da Boca Shopping Pátio Savassi

Avenida do Contorno, 6061, 3o piso – Savassi

– Mercado da Boca Savassi

Rua Levindo Lopes, 124 – Savassi

– Mercado da Boca Castelo

Avenida Miguel Perrela, 640 – Bairro Castelo

– Mercado da Boca Buritis

Avenida Mário Werneck, 1973 – Bairro Buritis

– Mercado da Boca Cidade Nova

Rua Alberto Cintra, 32 – Bairro União