Gastronomia

Belo Horizonte é palco da 1ª edição da Bienal da Gastronomia

paladino qu4rto studio 5303 1

Evento foi criado para valorizar a capital mineira como polo turístico gastronômico.

Belo Horizonte abre, nesta segunda-feira (16/10), a 1ª edição da Bienal da Gastronomia. A ação pioneira de valorização da culinária e cultura alimentar da cidade acontece até 31/10. A intenção é fortalecer e promover o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido à capital mineira pela Unesco, e marcar a posição do destino Belo Horizonte como um polo turístico gastronômico e referência em políticas públicas de segurança alimentar e agroecologia.

A abertura oficial da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte será no Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal, às 18h desta segunda-feira. A programação inclui uma mesa de conversa com o tema “Diálogos sobre Gastrodiplomacia – a Cozinha Brasileira Como Instrumento de Promoção e Posicionamento Internacional”.

O debate vai contar com a participação de Marcelo Freixo, presidente da Embratur; Bernardo Pereira, representando o Instituto Guimarães Rosa do Ministério de Relações Exteriores; Chyara Sales, secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte; Rodrigo Ferraz, diretor do Fartura Gastronomia, e terá a mediação de Ana Paula Jacques, coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur.

Participarão do evento chefs, professores, jornalistas e personalidades do setor, reconhecidos nacional e internacionalmente, para a realização de palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais.

“Desde que Belo Horizonte foi designada Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, em 2019, já tínhamos o desejo de comemorar e mostrar ao mundo o trabalho que desenvolvemos na nossa cidade. Pensamos a Bienal como uma grande oportunidade de fortalecer a capital mineira como um dos principais polos turísticos gastronômicos da América do Sul. De mostrar, não só nossa criatividade e tradição, expostas diariamente nas mesas de todos os belo-horizontinos e nas centenas de estabelecimentos gastronômicos da cidade, mas também nossas políticas públicas, que têm a Segurança Alimentar da população e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU como prioridade”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Confira as principais iniciativas que compõem a Bienal:

– Na abertura, será exibido o documentário “Três Marias”, uma homenagem às três matriarcas da culinária mineira: Maria Stella Libânio Christo (1917-2011), Dona Lucinha (1932-2019) e Nelsa Trombino (1938-2023). A produção, que reforça a temática feminina dessa edição da Bienal, reverencia histórias que estão intrinsecamente ligadas também ao redor do calor do fogão a lenha, um dos utensílios de cozinha mais tradicionais e venerados.
Circuito Gastronômico – Mapa das Minas

– Outro importante projeto encabeçado pela jornalista gastronômica Lorena Martins, voltado para turistas e moradores da cidade, é o “Mapa das Minas – Um Guia da Gastronomia de Mulheres de Belo Horizonte”. Com a curadoria da profissional, foi realizado um levantamento de estabelecimentos de alimentação e gastronomia na região Centro-Sul da capital, com foco no protagonismo feminino, para que possam integrar um Guia Gastronômico da Bienal da Gastronomia, indicando locais onde as pessoas possam desfrutar da culinária da cidade enquanto as ações da Bienal acontecem, entre os dias 16 e 31 de outubro.

Entre os restaurantes selecionados estão o Florestal, chef Bruna Martins; Bar Pirex, chef Isabela Rochinha, Cozinha Santo Antônio, chef Juliana Duarte; Boteco Nada Contra, chef Samira Lyrio; Espaço Yanã, chef Carol Pacheco; Copa Cozinha, chefs Maíra Sette, Cristina Gontijo e Júlia Queiroz; Bar da Lora, chef Eliza; Casa da Uva, chefs Ana Borges e Gabi Dias; Arantxa Bistrô, chef Arantxa Bruna, AA Wine, chef Tainá Moura, entre outros locais selecionados.

– Panelas Abertas
Entre os dias 17 e 26 de outubro será realizado o projeto “Panelas Abertas” em conjunto com o Sebrae Minas. A iniciativa busca promover o intercâmbio de experiências entre os chefs de cozinha de estabelecimentos de destaque de Belo Horizonte com estudantes da área, empreendedores e jornalistas e influenciadores gastronômicos. A proposta é que os atores possam interagir e aprofundar seus conhecimentos sobre propósito, visão e modelos de negócios dos estabelecimentos gastronômicos, possibilitando um momento único de troca de conhecimento e experiência.

– Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional
A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade e a Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas), realiza entre os dias 25 e 27 de outubro o 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Com o tema “O Poder Transformador dos Sistemas Alimentares Sustentáveis”, o objetivo é debater aspectos que envolvem a alimentação, acesso aos alimentos, produção e comercialização.

Estão confirmados nomes como o prefeito de Quelimane, em Moçambique, Manuel de Araújo; o representante do município de Curitiba (PR), Felipe Thiago; o representante adjunto da FAO Brasil, Gustavo Chianca; a consultora internacional da FAO, Ana Maria Huaita Alfaro; o secretário Nacional de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, Milton José Fornazieri; o coordenador geral de Vigilância do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Alexandre Valadares; representantes de iniciativas da sociedade civil; chef Mariana Aleixo, da Maré de Sabores (RJ); e Julia Dias, da Rede Jandyras (PA).

Festival de Arte Negra (FAN 2023) na Bienal de Gastronomia
Entre as várias atrações do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN-BH, a gastronomia também está presente no bate-papo “Sabores e Saberes: Diálogo entre Gerações”, com os chefs Cidinha Santiago, Kelma Zenaide e Ivo Faria. A conversa vai abordar a importância de preservar e promover a herança culinária afro-brasileira. Os profissionais compartilharão suas histórias pessoais e trajetórias culinárias, proporcionando aos participantes uma visão única dos segredos e desafios da gastronomia, além da interação entre gerações de cozinheiros, destacando a evolução e as tradições da cozinha, mostrando como a cultura alimentar do Brasil foi moldada ao longo dos anos. O debate acontece no dia 26 de outubro, às 10h, no Teatro Francisco Nunes.

Fórum Internacional de Gastronomia
Fechando a programação da 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Horizonte, a Belotur promove o Fórum Internacional de Gastronomia (FIG-BH), que ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro. O Fórum contará com diversos palestrantes renomados, entre eles estão: Janaína Rueda, chef de cozinha e sócia da Casa do Porco, em São Paulo, eleita como a melhor chef da América Latina na lista World’s 50 Best de 2023; Leonor Espinosa, eleita em 2022 a melhor chef de cozinha do mundo pela revista britânica Restaurant.

Os ingressos para o FIG-BH já estão disponíveis para retirada na plataforma Sympla. Confira a programação no Portal Belo Horizonte.

Compartilhe