Gastronomia

BH: há cinco anos, Cidade Criativa da Gastronomia

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Capital mineira celebra título nesta quinta-feira (31/10)

Belo Horizonte celebra, nesta quinta-feira (31/10), cinco anos da conquista do título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco. A chancela consolida a importância da representatividade da cultura gastronômica da capital mineira, que mescla tradição e inovação. A participação nessa rede posiciona a capital mineira no mapa estratégico do turismo mundial, reforçando a imagem como um importante polo cultural e gastronômico.

Ao integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, Belo Horizonte estabeleceu uma conexão global com mais de 350 cidades ao redor do mundo, permitindo a troca de experiências e boas práticas. Essa colaboração visa o desenvolvimento sustentável das economias criativas locais.

“Belo Horizonte faz parte de uma rede mundial de cidades que utilizam a gastronomia como uma força motriz para o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a inovação, estando alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A nossa gastronomia vai além dos pratos: é um elemento cultural, econômico e social que nos conecta com o mundo. Esse título representa muito mais do que um selo. Ele evidencia que Belo Horizonte tem uma vocação gastronômica natural e que somos referência, seja pelos nossos botecos, pelo nosso Mercado Central ou pelos festivais que celebram o sabor e a criatividade”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

A partir do título, foi criado o Comitê Gestor Belo Horizonte Cidade Criativa da Gastronomia que gerencia, promove e coordena as ações entre os órgãos e entidades do Poder Executivo e a iniciativa privada, para o desenvolvimento sustentável do setor gastronômico de Belo Horizonte. Fazem parte desse Comitê, além da Belotur, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e a Secretaria Municipal de Cultura.

Esses órgãos são responsáveis por planejar, monitorar e elaborar políticas públicas para as atividades econômicas e sociais relacionadas à gastronomia na capital mineira, impactando diretamente o setor de bares, restaurantes, lanchonetes e afins.

Nos últimos anos, órgãos públicos e privados, instituições de ensino e sociedade civil vêm trabalhando na elaboração colaborativa de um plano estratégico para o setor gastronômico – em múltiplas frentes, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e da Agenda 2030. Em maio de 2024, Belo Horizonte foi aceita como membro do Pacto Global da ONU, reafirmando o compromisso da cidade e da gestão pública municipal em adotar práticas que contribuam para uma economia global mais sustentável e inclusiva.

Ações de comemoração

Nos dias 13 e 14 de novembro, será lançado o projeto ‘Bares com Alma’, iniciativa realizada em parceria com o Sebrae Minas para identificar, registrar e fomentar 30 estabelecimentos que ajudaram a construir a identidade de Belo Horizonte. O objetivo é transformar essa ação em um programa contínuo de valorização dos bares tradicionais de Belo Horizonte, destacando e preservando tanto o patrimônio material quanto o imaterial associado a esses estabelecimentos.

Ainda no mês de novembro será lançado o Guia Virtual do Mercado Central, mais uma ação em comemoração aos cinco anos do título de Cidade Criativa da Gastronomia, e que faz parte do projeto ‘Territórios e Redes Criativas’. A iniciativa visa valorizar a cultura de cada local, estimulando os diversos segmentos da economia criativa e aumentando a visibilidade dos empreendedores locais, gerando assim novas oportunidades de emprego e renda.

O guia conectará os visitantes ao Mercado Central por meio de uma imersão na rica história das pessoas e dos produtos que moldaram sua trajetória de sucesso. Este trabalho reunirá conteúdos em diversos formatos, como textos, áudios e vídeos, oferecendo aos visitantes uma experiência inovadora.

Rede da Unesco

A Rede de Cidades Criativas da Unesco, criada em 2004, abrange todos os continentes e foi criada com o objetivo de promover a cooperação entre municípios que buscam o desenvolvimento urbano sustentável levando em consideração a criatividade.

Os destinos participantes da rede têm como funções principais o desenvolvimento de centros de criatividade e inovação, que visam ampliar as oportunidades para criadores e profissionais do setor cultural; a melhoria do acesso e da participação na vida cultural, especialmente para grupos e indivíduos marginalizados ou vulneráveis; e a integração plena da cultura e da criatividade em planos de desenvolvimento sustentável.

As cidades integrantes são distribuídas em sete modalidades: cinema, música, design, artesanato e artes folclóricas, arte e mídia, literatura e gastronomia, da qual Belo Horizonte faz parte desde 2019. Além da capital mineira, apenas outras três cidades brasileiras (Belém, Florianópolis e Paraty) possuem o título na mesma categoria.

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