Saúde

BH tem Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (13/4)

vacina gripe

Poderão receber a dose de proteção as pessoas que compõem o grupo prioritário

O programa deste sábado (13/4) para muitas famílias deve ser a vacinação contra a gripe. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) promove o Dia D de imunização contra o Influenza para reforçar a importância da vacinação e ampliar o acesso ao imunizante. Das 8h às 17h, os 152 centros de saúde da capital, distribuídos pelas nove regionais da cidade, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti e o Centro de Atenção à Saúde do Viajante estarão abertos para aplicar as doses nos públicos prioritários. O endereço completo dos locais pode ser verificado on-line.

Podem receber o imunizante crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); professores dos ensinos básico e superior; e idosos com 60 anos. A definição dos grupos prioritários é feita pelo Ministério da Saúde e todos os públicos já convocados podem ser conferidos no portal da PBH.

Para receber a dose de proteção, é preciso apresentar o documento de identificação com foto, CPF e o cartão de vacina. É necessário, também, que alguns dos grupos listados acima apresentem um comprovante da função exercida, no caso dos profissionais, ou laudo médico que comprove a condição de saúde.

Mobilização no Parque Municipal

A programação no Parque Municipal montada pela Saúde conta com a participação de diversas pastas da Prefeitura para garantir a diversão do público durante essa importante mobilização. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer ofertará uma Rua de Lazer, com a distribuição de tatuagens infantis e a disponibilização de brinquedos infláveis, camas elásticas e jogos de mesa, como o totó.

Já o Movimento BH Mais Feliz disponibilizará oficinas de malabares e de pintura facial. O Zé Gotinha e as mascotes da Guarda Municipal e dos times Cruzeiro e América (a partir das 9h) e Atlético Mineiro (a partir das 13h) também estarão no local para garantir a diversão da criançada.

Para os adultos e idosos, a Secretaria Municipal de Saúde ofertará aulas de Lian Gong, prática chinesa desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo. Além disso, para auxiliar na divulgação e conscientização, a Secretaria Municipal de Educação enviou um comunicado aos pais de alunos que fazem parte do público elegível e professores do ensino básico.

Como parte da mobilização haverá, ainda, um evento do Sesc em Minas, que promoverá ações gratuitas em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, das 8h às 13h. A programação será para toda a família e inclui aferição de pressão arterial, quick massage, educação em saúde, lanche saudável, ginástica coletiva, atividades de recreação como cama elástica, intervenções circenses e avaliação de bioimpedância.

Compartilhe