O Brasil recebeu de janeiro a agosto de 2025 6,52 milhões de turistas internacionais, um aumento de 46,6% em relação ao mesmo período de 2024. Segundo a Embratur, o volume de visitantes estrangeiros neste ano fica muito próximo do registrado em todo o ano passado, quando 6,77 milhões turistas de outros países vieram ao Brasil.
Somente em agosto foram 576 mil chegadas internacionais, um aumento de 37,8% em relação a agosto de 2024. Esse foi o melhor agosto da história, superando o recorde de 2016, quando o país recebeu 537 mil visitantes no mês. Lembrando que em 2016 foi realizado no Rio de Janeiro os Jogos Olímpicos.
Argentinos lideram
A Argentina segue liderando como principal emissor de turistas ao Brasil. No acumulado de 2025, mais de 2,6 milhões de argentinos escolheram destinos brasileiros. Em seguida aparecem o Chile, com 539 mil visitantes, e os Estados Unidos, com mais de 516 mil turistas.
Entre janeiro e agosto deste ano São Paulo lidera a entrada de turistas internacionais no Brasil, com mais de 1,8 milhão turistas estrangeiros. Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, que recebeu 1,4 milhão de turistas.
“Em apenas oito meses, nós já estamos muito próximos do recorde histórico de 6,77 milhões de turistas que chegaram ao Brasil em todo o ano de 2024. Nos próximos meses, todos os turistas que entrarem, somam para o recorde do final do ano, quando ultrapassaremos os 8 milhões de turistas. Mudamos de patamar, o turismo hoje é a indústria sustentável que gera emprego em todo o país”, comemora o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.