Gastronomia

Ceia Portuguesa, com certeza

ceia portuguesa com certeza

Foto:Divulgação

 

Restaurante do Porto prepara banquete com três pratos para encomendas e reforça estoque de bacalhau para suprir a demanda

 

               Quem ama festejar o Natal com uma ceia tipicamente lusitana, vai gostar do que o tradicional Restaurante do Porto, que completa 55 anos em 2024, preparou para a mesa deste ano, para reunir a família em casa. Trata-se do banquete de Arroz de Braga, Bacalhau Gomes de Sá e porção de Bolinho de Bacalhau para até três pessoas ao custo de R$ 199, um desconto de 30% no combo.

              E a demanda pelo peixe neste final de ano só cresce. “Nos últimos 15 dias temos recebido muitos pedidos de reserva para banquetes de confraternização nos dois restaurantes”, comemora José Costa Duarte, o Saldanha, sócio-proprietário das duas casas, e à frente da unidade de Lourdes.

               Leonardo Almeida Duarte, o Leo, filho do Saldanha e administrador do restaurante na Cidade Nova, conta que, normalmente a rede importa 2,5 toneladas de bacalhau por mês. “Mas, para dar conta do atendimento neste fim de ano, já são três toneladas encomendadas”, destaca.

              O peixe, que embarca da Noruega e deixa o Báltico e o Atlântico para as mesas do Restaurante do Porto está presente nos tradicionais Bacalhau Gomes de Sá, Arroz de Braga, Cidade de Lisboa, Cidade de Braga, Bacalhau com Natas, Lagareiro, Caldeirada de Bacalhau (espanhola), Zé do Pipo e outras receitas produzidas com o lombo da espécie nobre Gadus Mohua tamanho 8/10.

 

ceia portuguesa com certeza
Receitas com bacalhau são o carro-chefe da casa

               O cardápio do Restaurante do Porto vai além da bacalhoada tradicional da casa. Tem o Brás, que é o bacalhau com a crocância da batata palha, cebola, salsa e azeitonas portuguesas. Neste ano, a casa trouxe de volta uma releitura de seu Bacalhau de Viseu, que é o Bacalhau ao Porto. O peixe é confitado, acompanhado de batatas, tomate e cebola, deitado em azeite com açafrão e camarões grandes. Pode ser servido para duas a três pessoas. E casa portuguesa tem que ter sardinha ao molho escabeche. A sobremesa não poderia ser melhor: pastel de Belém.

               Os dois restaurantes promovem muitas atrações durante o ano. De quatro em quatro meses, a Sardinhada do sábado movimenta a casa da Cidade Nova. “A última do ano, em 16 de dezembro. Montamos uma churrasqueira a partir do meio-dia até 17h, e servimos sardinha na brasa com batatas ao murro e castanhas portuguesas”, conta Leo.

               Outro evento de sucesso nas duas casas é o Open Wine que acontece uma vez por mês.

 “Fizemos na primeira quinta de dezembro e agora faremos o próximo dia 13 de janeiro, com vinhos das regiões do Douro e Dão”, aponta. A adega da casa conta com mais de 55 rótulos de vinho.

ceia portuguesa com certeza

               Um atrativo aos sábados é o piano ao vivo, das 20h às 23h. E, pensando já no futuro, Leo e Saldanha prometem uma série de eventos para os 55 anos da casa. “No cinquentenário promovemos show de fado e festival do bacalhau. Vamos programar algo especial para comemorar na segunda quinzena de novembro de 2024”, garante Leo, que não deixará passar em branco a efeméride.

               O Restaurante do Porto foi fundado por Saldanha, há 54 anos. Depois de trabalhar como garçom, abriu a casa no bairro Santa Inês e se especializou na culinária à base de peixes, principalmente bacalhau. Casou-se com a dona Glória, portuguesa de Viseu, cidade situada na província de Beira-Alta. Em 1978, abriu sua primeira filial à Rua Conselheiro Lafaiete, 2099, na Cidade Nova. Em 1983, inaugurou as instalações à rua Espírito Santo, 1507, em Lourdes.

 

SERVIÇO

Restaurante do Porto

  • Rua Espírito Santo, 1507 – Lourdes

Telefone: (31) 3222-7300

  • Rua Conselheiro Lafaiete, 2099 – Cidade Nova

Telefone:(31) 3482-9870

Compartilhe