Educação

Conheça o Centro de Inteligência Cibernética de Minas Gerais

Ciberint   TC 01

Minas Gerais é pioneiro na criação de um espaço voltado à atuação na prevenção, neutralização e repressão a atos criminosos relacionados a discursos extremistas e à violência em escolas. Nesta terça-feira (20/5) foi inaugurado o Centro Integrado de Inteligência Cibernética (Ciberint).

O Ciberint funcionará na sede da Agência Central de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no Prédio Alterosas, na Cidade Administrativa, sede o Governo de Minas, em Belo Horizonte. 

Segundo o Governo de Minas, o local foi equipado com computadores modernos, dotados de tecnologia avançada, permitindo que representantes de diferentes instituições atuem de forma integrada no monitoramento de redes sociais, jogos on-line, fontes abertas, deep web e dark web, identificando ameaças de ataques em escolas, bem como no combate a demais crimes virtuais.

Central de Inteligência

O trabalho integrado será coordenado pela Agência Central de Inteligência da Sejusp, respeitando a autonomia das instituições, com base em um protocolo de atuação que está sendo construído de forma também conjunta.

“A atuação conjunta realizada pelo Grupo Estadual de Inteligência para prevenção e repressão à violência escolar, no âmbito do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública de Minas Gerais (Seisp/MG) e da parceria com o Grupo de Intervenção Estratégica de Enfrentamento da Violência Extrema nas Escolas no Estado de Minas Gerais (GIE Escolas), do MPMG, ocorre desde 2023”, informou o Governo de Minas.

 

Compartilhe