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CIDADES EM TRANSIÇÃO

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Auditório da Hotmart, antigo Teatro Alterosa

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Retrofit alia sustentabilidade, otimização de materiais e valorização histórica e imobiliária

 

Com o objetivo de revitalizar e modernizar edificações já construídas, o retrofit busca atualizar as estruturas e a estética dos edifícios, atendendo às demandas contemporâneas. Essa técnica construtiva opera com base na renovação, sem a necessidade de demolição ou reconstrução, e pode ser aplicada em prédios residenciais, comerciais, industriais e históricos, valorizando suas características originais e prolongando sua vida útil.

Como alternativa sustentável para recuperar centros urbanos, o retrofit é visto como uma solução eficaz para revitalizar áreas centrais e promover a economia de recursos materiais. No segmento de melhorias energéticas em edificações, o mercado global de sistemas de retrofit energético foi avaliado em US$174,86 bilhões em 2023, segundo relatório publicado pela Fortune Business Insight. Os benefícios do retrofit são inúmeros: revitalização de espaços urbanos e áreas desocupadas; otimização de custos; incorporação de práticas sustentáveis; preservação de materiais que seriam descartados e valorização de imóveis com valor histórico.

Em um mercado em constante expansão, o Brasil apresenta grande potencial de absorção dessa tendência na construção civil. Já são inúmeros exemplos de modernização de prédios históricos, como é o caso do estádio do Maracanã, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da marcante Pinacoteca de São Paulo e do Hotel Fasano, na cidade de Salvador. No Recife, o mercado de retrofit também tem atraído investimentos, como no caso do Edifício Holiday, vendido por R$ 21,5 milhões com a condição de não ser demolido.

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Edifício Le Monde passa por modernização estrutural e estética

O poder público ainda atua incentivando este tipo de prática com programas de isenção fiscal, como o Requalifica Centro, de São Paulo, que têm se tornado modelo para outras cidades. Em Belo Horizonte, o imponente Edifício Le Monde, do Grupo Concreto, passa por um importante processo de modernização e revitalização, não apenas de suas estruturas, mas também de sua estética.

Localizado no bairro de Lourdes, na rua Santa Catarina, o prédio corporativo impressiona com seus 25 pavimentos, lajes amplas de 502 m² e uma vista panorâmica de toda a capital mineira. Fomentando a proposta de aliar a modernidade de uma infraestrutura de ponta ao acabamento natural de elementos atemporais como o granito e a madeira, o projeto do edifício propõe, por meio de técnicas construtivas e estudos comportamentais, a maximização da performance empresarial, sem abrir mão do conforto e do bem-estar.

Entre os diferenciais, destacam-se o café no lobby, a flexibilidade de layout, a proximidade com serviços e transpor te, além de estacionamento com bicicletário, sistemas de gestão de energia e água, entre outros. “Hoje, temos a oportunidade de transformar o mercado da construção civil com um projeto que une inovação, sustentabilidade e valorização patrimonial de edifícios corporativos.

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Edifício Guimarães Rosa e London Center

Ao optar pelo retrofit, preservamos a identidade arquitetônica do imóvel, reduzimos drasticamente o consumo de energia — que, em edifícios corporativos, pode chegar a representar 70% do total consumido em resfriamento e iluminação — e promovemos uma economia operacional superior a 30%”, afirma o CEO do Grupo Concreto, Miguel Safar Filho. Além do Le Monde, o Grupo já entregou outros projetos utilizando a técnica de revitalização, como é o caso da implantação de 2 escritórios para Hotmart no formato BTS – Built-to-suit, no antigo edifício Palácio do Rádio, onde se instalaram a antiga TV Itacolomi e posteriormente a TV Alterosa.

Além do icônico edifício, a Concreto foi responsável pelo retrofit do prédio Guimarães Rosa, localizado na avenida Nossa Senhora do Carmo, que já abrigou a sede da Rede Minas de Televisão e pelo London Center, onde hoje funciona a Skema Business Center, escola global francesa de ensino superior e pesquisa, na avenida do Contorno. Com quase 50 anos de atuação, o Grupo Concreto ocupa um lugar de destaque na construção civil. Desde 1976, foram entregues empreendimentos residenciais e comerciais, com foco em acabamentos de alto padrão e perenidade.

Nos últimos anos, a atuação da empresa se expandiu para diversos segmentos, como coworkings, hotéis, restaurantes, shopping centers, loteamentos e construções industriais. Com o propósito de melhorar continuamente, a Concreto visa desenvolver projetos com foco no bem-estar social e ressignificação dos espaços. Excelência, inovação e devoção pelo trabalho, somado a uma forte política de segurança e ética, compõem a essência e a solidez do Grupo.

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