Do barroco ao modernismo, história, fé e tradição se unem no estado síntese da cultura brasileira para celebrar a data
Cantatas, exposições, shows, presépios, apresentações teatrais e de dança vão movimentar Belo Horizonte e cidades do interior entre os dias 29/11 e 6/1/2025. Este é o período de realização do Natal da Mineiridade 2024, lançado nesta semana pelo Governo de Minas. A estimativa é a de que 800 eventos sejam realizados em 450 municípios, o que representa aumento de 33% em relação ao total de ações culturais oferecidas em 2023.
No ano passado, o Natal da Mineiridade foi responsável por gerar uma circulação de cerca de 3,2 milhões de pessoas. Para este ano é esperado um aumento do fluxo turístico em 20%, com uma média de ocupação hoteleira em 80%.
Somente em Belo Horizonte, no ano passado, foram injetados R$ 2,5 bilhões, o que demonstra o potencial do Natal da Mineiridade para aquecer o comércio e impulsionar a economia da criatividade, gerando emprego e renda.
“Esses resultados se devem a essa política pública continuada. O Governo de Minas vem intensificando os seus investimentos e, este ano, especialmente, haverá uma campanha publicitária que vai divulgar os diversos destinos mineiros, o que contribui para continuarmos esse crescimento forte e consolidarmos cada vez mais Minas Gerais como um dos principais destinos turísticos do país também no Natal”, disse a secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Josiane de Souza.
O Natal da Mineiridade é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), com patrocínio da Cemig e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
Destaques regionais
Em Belo Horizonte, o epicentro das celebrações será o Circuito Liberdade. Outro eixo é o das cidades barrocas que integram o destino Cordilheira do Espinhaço, como Ouro Preto, Diamantina e Serro.
Destinos como Monte Verde e Guaxupé (Sul de Minas), Itapecerica (Centro-Oeste), Paracatu (Noroeste), Barbacena (Serra da Mantiqueira), Poços de Caldas (Sudoeste), Igarapé (Campo das Vertentes) são outros exemplos da diversidade de atrativos encontrada no estado, que se consolida como um dos principais destinos de fim de ano do país.
Para promover os 800 eventos e ressaltar a hospitalidade do mineiro, o portal Minas Gerais divulgará um portfólio dedicado às festividades natalinas.
Além da promoção dos eventos natalinos dos destinos mineiros, o Governo de Minas fará uma forte divulgação dos atrativos culturais, naturais e históricos do estado nas plataformas digitais voltadas ao público interno e externo, alcançando todos os estados e principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Praça da Liberdade
A iluminação cênica da Praça da Liberdade, assinada pela Nossa Senhora Produções, em parceria com a Festa da Luz, será inaugurada no dia 29/11. Entre os destaques da decoração estão o Pórtico Alameda Travessia, inspirado nas igrejas barrocas mineiras, e o Túnel de Luz, com animações criadas pelo MIR Estúdio, que guiam o público até o Palácio da Liberdade, que se transformará no Palácio do Natal para as crianças.