Economia

Comemoração dos 30 anos do Plano Real

VB ED278 abril 24 real mudou o mundo

Imagem de Mateus Andre no Freepik

 

Muitas mãos

 

       No mês da comemoração dos 30 anos do Plano Real, lançado em julho de 1994, economistas lembram que a taxa de inflação no país chegou a 2.500% ao ano. Lançada no governo Itamar Franco, que tinha Fernando Henrique Cardoso no Ministério da Fazenda, a nova moeda nasceu das mãos dos economistas André Lara Resende, Armínio Fraga, Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e Pérsio Arida. Em 30 meses, a inflação foi para 5% ao ano. Em 1998, o índice chegou a 1,6%.

 

Sem consenso

     A votação do Plano real não foi consensual. O PFL, PL, PMDB, PP, PSDB e PTB orientaram suas bancadas pela aprovação. Somente PcdoB e PT encaminharam o “não” à MP. Outro que não votou a favor da nova moeda foi o então deputado Jair Bolsonaro, que temia pelos salários dos militares.

 

“A taxa de câmbio foi criada por Deus apenas para humilhar os economistas.”   

Edmar Bacha

“Independência é uma palavra de cabeça erguida. Subserviência, uma palavra de espinha dobrada.”  

                                                                                    Ex-ministro Carlos Ayres de Brito

Inspiração alemã

      A Alemanha em 1920 adotou duas moedas simultaneamente, uma se desvalorizava com a inflação alta e a outra se mantinha estável. A população adotou no dia a dia a moeda mais estável, o que permitiu o controle da inflação no país. Essa foi a inspiração para a criação da Unidade Real de Valor, a URV.

Compartilhe