Foto:Divulgação
O Grupo AVG se destaca pelo seu compromisso com as comunidades e o meio ambiente, especialmente por meio do projeto de recuperação ambiental realizado em Sabará
Há mais de 30 anos no mercado, o Grupo AVG, sob a gestão dos irmãos Rodrigo Andrade Valadares Gontijo e Bernardo Andrade Valadares Gontijo, conta com uma cadeia produtiva ampla, que vai do reflorestamento e produção do carvão vegetal ao beneficiamento do minério de ferro e à produção do ferro gusa. Robusto, o portfólio de negócios inclui também o ramo automotivo e de geração de energia. Em todos os segmentos, a sustentabilidade e a responsabilidade social estão incorporadas aos processos, o que garante a identificação e mitigação de risco e um olhar apurado para a área ambiental e para os públicos com os quais a empresa se relaciona.
Por isso, faz parte da rotina dos empreendimentos a realização de monitoramentos ambientais regulares para acompanhar de perto os efeitos das ações implementadas, garantindo sua eficácia e realizando rapidamente qualquer ajuste necessário. Complementar a isso, diversos outros Programas de Controle Ambiental são desenvolvidos, principalmente nos segmentos da mineração e da siderurgia. “No Grupo AVG, o compromisso com o meio ambiente, comunidades do entorno das regiões nas quais estamos presentes e com o trabalhador vai além das regulamentações e obrigações legais, ocupando um lugar prioritário na agenda da empresa”, afirma Rodrigo Gontijo, presidente da holding.
Dentre as iniciativas adotadas, destaca-se aquelas que são realizadas na mina do Brumado, localizada em Sabará (MG), e em seu entorno. A mina é um empreendimento do Grupo AVG voltado para recuperação ambiental do passivo deixado por antigas mineradoras.
Uma das medidas mitigadoras executadas pela AVG na mina do Brumado, é o Programa de Educação Ambiental (PEA), que tem como objetivo criar espaços de diálogo entre os moradores da Área de Influência Direta (AID) e os representantes do empreendimento. As ações desenvolvidas buscam promover o bem-estar das comunidades, assim como a compreensão de temas relacionados à recuperação e conservação ambiental do projeto em questão, além de incentivar comportamentos ambientalmente corretos que vão ao encontro dos interesses dos moradores. Isso inclui oficinas, diagnósticos socioambientais participativos, ações de recuperação e preservação de nascentes, palestras, cursos dentre outras atividades.
O Grupo AVG realiza na região, também, o trabalho de proteção à vegetação. Para isso, espécies nativas são resgatadas e levadas para o viveiro de mudas Horto Florestal do Amarelo, localizado em Caeté (MG) para, depois, serem devolvidas à natureza. O espaço estava desassistido há alguns anos e, por meio de uma parceria entre a AVG e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), foi revitalizado pela empresa e, atualmente, tem a capacidade de produzir mais de 500 mil mudas por ano. Ao final da recuperação ambiental do passivo da mina do Brumado, uma área de aproximada[1]mente 530 hectares será doada, totalmente recuperada, ao IEF.
O antes da pilha de finos de rejeito 1, com o processo de remoção dos finos já iniciado
Área da pilha 1 após remoção total dos finos de rejeito e com o processo avançado de hidrossemeadur
O grupo não para por aí. O reaproveitamento da água nas plantas de beneficiamento e no resfriamento dos altos fornos, o apoio a projetos sociais, a promoção da cultura, do esporte e da saúde também fazem parte da rotina da empresa.
“Essas iniciativas reafirmam o que temos como valor: cuidar de todo o ecossistema em que estamos inseridos, com responsabilidade social e ambiental, ética, transparência e valorização das pessoas”, complementa Rodrigo.
Para a AVG, transformar matéria-prima em produtos que movem o mundo inclui cuidar do futuro por meio de práticas realizadas hoje com comprometimento e excelência.