O Festival de Inverno dos Vinhos Mineiros (Uai Wine), que será realizado de 28 a 31 de agosto, no Palácio da Liberdade, terá entrada gratuita. O festival vai além da feira e se consolida como uma plataforma de valorização da vitivinicultura mineira, unindo tradição e inovação por meio de uma programação que inclui capacitação técnica, degustações, gastronomia, música e experiências culturais.
Atualmente Minas Gerais tem 436 hectares de vinhedos para processamento, sendo 80% conduzidos por dupla poda, e cerca de 124 produtores de vinhos, frente a apenas 50 em 2020. A produção estimada, com toda a área plantada em atividade, é de 6 mil toneladas de uva e 4,5 milhões de litros de vinho por ano, movimentando R$ 120 milhões no mercado.
Os organizadores projetam um publico de 20 mil pessoas nos quatro dias de evento, reforçando Belo Horizonte como referência no setor. O Uai Wine será dividido em dois momentos complementares. Durante o dia, na quinta e na sexta-feira (28 e 29 de agosto), a programação é voltada ao público técnico — produtores, pesquisadores, sommeliers, agentes de turismo e profissionais do setor — com uma agenda robusta de palestras,
painéis e rodada de negócios.
O festival será aberto ao público geral à noite com a feira de vinhos, experiências gastronômicas e atrações musicais nos jardins do Palácio da Liberdade. Já no sábado e domingo (30 e 31), a programação é integralmente aberta ao público, com atividades culturais, feira de produtores, shows ao ar livre e o Espaço Cozinha Show, ocupando toda a área externa e parte dos ambientes internos do Palácio.
“O festival foi idealizado para impulsionar toda a cadeia produtiva do vinho, levando mais conhecimento técnico aos produtores, formando novos públicos para as vinícolas e despertando o desejo de explorar as rotas enogastronômicas mineiras”, explica Bosco Ladeira, idealizador e realizador do Uai Wine.
A programação gastronômica tem como destaque o Espaço Cozinha Show, que trará chefs renomadoscom receitas criadas especialmente para o evento. No sábado, Carla Laudares apresenta suas pêras escalfadas ao vinho tinto com chantilly e farofinha de especiarias (13h), seguida por Danilo Simões com arroz de suã ao vinho tinto e banana da terra (16h) e Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha, com um prato surpresa (19h).
O destaque de domingo será Giovana Beliene. Ele vai preparar enroladinho suíno ao molho de vinho com polenta cremosa (13h), Lu Barreto traz carne desfiada com purê de mandioca (15h), Bárbara Ferrarezi apresenta a “Panela da Vovó” – carne de panela ao molho de vinho com legumes (17h), e Marlon Sérgio encerra com lombo suíno ao molho de vinho e chocolate (19h).
Programação musical
A programação musical também é um dos pilares da experiência do Uai Wine. No dia 28, quinta-feira, o trompetista João Vianna abre o evento com um show ao vivo nos jardins do Palácio. Na sexta-feira (29), a Charanga Pop realiza um cortejo e, na sequência, se apresenta o Cláudio Campos Trio. No sábado (30), o palco recebe Clayton Homem Trio e, à noite, Gabriel Guedes & Convidados fazem um tributo ao Clube da Esquina. O domingo (31) tem apresentações de Everton Coroné Trio e Trio Amadeus. Sets das DJs Andreia Around e Fê Lins completam a trilha sonora do festival com brasilidades e afrobeat.
Todas as atividades do Uai Wine são gratuitas. Para participar das ações técnicas nos dias 28 e 29, é necessário retirar ingresso antecipado pelo Sympla. Já nos dias 30 e 31, a entrada é livre, sem inscrição prévia, permitindo ao público circular livremente entre vinhos, sabores e cultura no coração de Belo Horizonte.
SERVIÇO:
Festival Uai Wine Palácio da Liberdade – 28 a 31 de agosto de 2025
Entrada gratuita
Ingressos para palestras, degustações guiadas e Cozinhas Show: http://bit.ly/4mzY0fO
Mais informações: https://festivaluaiwine.com.br
Instagram: @festivaluaiwine