O calendário anual de exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) para o ano de 2025 foi divulgado nesta nesta quinta-feira (17/7) pelo Governo de Minas. A tabela com as datas foi publicada no Diário Oficial do estado.
O CRLV só é emitido após o proprietário do veículo pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual (TRLAV) e quitar todas as multas vencidas, além de não haver restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento.
Segundo a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), os prazos para regularização do CRLV variam de acordo com o final da placa do veículo. (Veja calendário abaixo). O documento comprova se veículo está em condições legais de circular, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Penalidades
Pelas normas vigentes, o CRLV tem que ser apresentado em formato impresso ou digital, junto à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Permissão para Dirigir (PPD) ou a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).
As penalidade para os donos de veículos que circulam sem o licenciamento são infração gravíssima, sujeita à multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo para um pátio credenciado até a regularização da situação.
Confira abaixo o calendário do licenciamento
Placas de finais 1, 2 e 3 até 31/8.
Placas finais 4, 5 e 6 até o dia 30/9
Placas finais 7, 8, 9 prazo até 31/10