Unidades de conservação mineiras integram campanha nacional para integrar as comunidades do entorno com as atividades dos parques
Dezenas de parques mineiros terão programação especial para os visitantes neste domingo (21/7) dentro da campanha “Um Dia no Parque”. A ideia é integrar a comunidade do entorno das áreas à programação das unidades de conservação para fazer trilhas, observar pássaros e fazer diversas atividades, tanto individuais quanto em grupo.
As ações acontecerão nos parques gerenciados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), com o tema “Natureza para todas as pessoas”. A iniciativa do projeto é da Coalizão Pró-Unidades de Conservação da Natureza, que reúne instituições que congregam empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação (UC) da Natureza.
Mais de 300 UCs no Brasil já confirmaram adesão à campanha este ano. “Em Minas Gerais, são 95 unidades de conservação administradas pelo IEF, que preservam mais de 3 milhões de hectares. No próximo fim de semana, boa parte dessas áreas protegidas participarão do programa ‘Um Dia no Parque’, com a realização de inúmeras atividades”, disse o diretor-geral do IEF, Breno Lasmar.
Para a diretora executiva da Rede Pró UC e idealizadora do “Um Dia no Parque”, Angela Kuczach, a campanha é uma oportunidade para muitas unidades de conservação estaduais e municipais terem mais visibilidade e mostrar o trabalho realizado junto à comunidade local.
“Quando a comunidade visita as UCs, passa a entender a importância dessas áreas para a qualidade de vida e forma um laço com elas. Este é um dos nossos objetivos, que cada pessoa se torne protetora das Unidades de Conservação. Além, é claro, de promover o turismo de natureza, gerando emprego e renda, que é uma forma de ajudar a preservar as áreas”, afirmou Angela Kuczach.
Benefícios
De acordo com pesquisas, o contato com o meio ambiente desde a primeira infância pode trazer benefícios físicos, mentais e emocionais, pois estimula os sentidos, aguça a curiosidade e desperta na criança a paixão e o respeito pelos bens naturais. Para as crianças, é uma oportunidade de aprendizado sobre a vida selvagem, preservação e história.
As UCs são divididas em dois grupos: as de Proteção Integral e as de Uso Sustentável. As de Proteção Integral permitem o uso somente indireto de seus recursos naturais, como o ecoturismo e pesquisa. Já as de Uso Sustentável admitem a presença de moradores e o uso de recursos naturais de forma racional e de acordo com regras previamente estabelecidas.