Notícias

Dia de Finados deve levar 100 mil pessoas aos cemitérios municipais de BH

cemiterio amira hissa pbh

Prefeitura montou operação especial para receber os visitantes.

Cem mil pessoas são esperados nos quatro cemitérios municipais de Belo Horizonte nesta quinta-feira (2/11), Dia de Finados. Para que as homenagens dos familiares aos entes que já se foram ocorram da forma mais tranquila e segura possível, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) montou uma operação especial.

O funcionamento dos cemitérios públicos será das 7h às 17h30 e haverá reforço de funcionários para atendimento ao público, especialmente para esclarecimentos de dúvidas quanto à regularização de pendências. No entanto, o atendimento administrativo para abertura e/ou andamento dos processos estará suspenso nesse dia, sendo oferecidas apenas as informações e esclarecimentos.

Para ajudar os visitantes a encontrarem o jazigos dos familiares, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) afixou nos cemitérios faixas indicativas com os números das quadras, além de cartazes e mapas (estes também serão distribuídos, além de estarem afixados em pontos estratégicos). Funcionários das necrópoles também estarão disponíveis para orientar os visitantes.

Além disso, o visitante pode utilizar o Sistema de Necrópoles do Município (Sinec), acessível por celulares smartphones por meio do endereço eletrônico https://sinec.pbh.gov.br/. A consulta pode ser feita pelo munícipe em casa, antes da visita, ou no próprio cemitério, por meio do celular de uso pessoal.

Para agilizar este acesso, cartazes com QR Code direcionando o usuário diretamente para o site também estarão afixados nos locais. Ao acessar a plataforma, é necessário incluir o nome completo – e com a grafia correta – do falecido na aba de pesquisa. A partir daí, é possível saber a localização exata da quadra e do jazigo.

As ações foram desenvolvidas pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) com o apoio da Guarda Civil Militar, BHTrans, Subsecretaria de Fiscalização, Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP/BH), Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção e da Polícia Militar.

Flores

O uso de flores para prestar homenagem é permitido. No entanto, elas devem ser naturais e não podem estar em nenhum tipo de vaso. Flores artificiais não são permitidas por que favorecem o acúmulo de água e a proliferação de mosquitos causadores de doenças nos cemitérios.

Essa proibição consta no decreto municipal 12.009, de 30 de março de 2005. A comercialização das flores, atendendo aos critérios citados, está permitida no Dia de Finados na área externa dos cemitérios (no entorno).

Como já é tradição na data, haverá a celebração de missas (organizadas e realizadas pelas igrejas) e também atividades de acolhimento oferecidas por diversos segmentos religiosos.

Limpeza dos jazigos

Não será permitida a contratação de terceiros para a limpeza dos jazigos em nenhum dos cemitérios municipais. Esses prestadores de serviços já estão sendo avisados de que a prática da atividade é irregular e está suspensa. Isso é necessário porque as pessoas contratadas para essas atividades nem sempre as executam de forma adequada e acabam causando danos às estruturas, como a ocorrência de infiltrações e consequentes desmoronamentos, afetando outros jazigos próximos e resultando em prejuízos.

No Dia de Finados, em especial, quando as necrópoles contam com um fluxo bem maior de público, a fiscalização para coibir práticas irregulares será intensificada para evitar incidentes e possibilitar que os visitantes possam homenagear com tranquilidade seus entes.

Alterações no trânsito

Para tentar minimizar os impactos durante o deslocamento, a BHTrans fará alterações no trânsito de vias próximas aos cemitérios, que estarão devidamente sinalizadas. O visitante também pode se antecipar acompanhando as informações que serão divulgadas nas redes sociais da BHTrans até a véspera.

No Dia de Finados será permitida a entrada dos veículos nos cemitérios, de acordo com a capacidade de lotação de cada uma das necrópoles. Ocorrendo a superlotação, haverá a suspensão temporária de entradas até a normalização do fluxo de veículos.

É importante que o público que pretende visitar os cemitérios nesta data informe-se antecipadamente sobre o trânsito e a devida localização do jazigo. Outra dica para maior conforto é reservar um tempo maior para a visita, visto que se trata de dia atípico e com grande fluxo de pessoas.

Durante todo o dia, nos quatro cemitérios públicos municipais, serão realizadas as ações de evangelização e acolhimento de Igrejas Evangélicas e da Fraternidade Espírita Chico Xavier.

Compartilhe