Gastronomia

Feijoada é considerada melhor prato típico do Brasil

feijao

Confira a lista com os dez melhores símbolos da culinária brasileira

Sozinha, acompanhada de uma farofinha, couve e laranja, gorda ou magra. Não importa. O fato é que nenhum brasileiro abre mão de comer uma feijoada de vez em quando, ou até mesmo toda sexta-feira, tradicionalmente considerado o dia da feijoada no Brasil. Esse prato está presente em quase todos os cardápios – dos mais sofisticados aos pequenos restaurantes que servem marmitex. E talvez por isso tenha sido escolhida como o melhor prato típico do Brasil.

A feijoada ocupa o pódio do ranking que aponta os dez pratos típicos brasileiros mais queridos, pesquisa feita pela equipe do Guia Viajar Melhor, em conjunto com a Travel Media PR, agência global de marketing turístico e análise de dados.

A receita à base de feijão e cortes de porco – como linguiça, paio, orelha, pé e costela – é uma das mais representativas expressões da gastronomia do país. Originada durante o período colonial, a feijoada tem raízes históricas e culturais profundas, refletindo a diversidade e a fusão de influências presentes na sociedade brasileira.

Estudo

O levantamento reuniu as iguarias mais votadas e criou um ranking com os dez melhores pratos típicos do Brasil. A feijoada alcançou a primeira posição com um total de 568 votos, sendo 26,4% das respostas. Segundo reportagem do Guia Viajar Melhor, o sabor da combinação de feijão preto com carnes de porco fez com que o prato superasse as demais opções com folga.

Confira os 10 pratos preferidos:

1 – Feijoada

2 – Churrasco

3 – Arroz com feijão

4 – Moqueca

5 – Feijão tropeiro

6 – Baião de dois

7 – Acarajé

8 – Tacacá

9 – Vatapá e Cuscuz (empatados)

10 – Virado à paulista

Destinos gastronômicos

E nesta pesquisa, Minas Gerais ganhou destaque quando o tem abordado foi “destinos gastronômicos”. Segundo o Guia Viajar Melhor, o território do pão de queijo, do tropeiro, do frango com quiabo e angu, dentre outras delícias, foi o mais citado pelos turistas.

Os colocados demonstram a diversidade culinária nacional e o valor cultural de cada região. Segundo a publicação, o ranking é um desdobramento da pesquisa realizada com os turistas, levando em consideração o número de menções durante o levantamento.

Minas Gerais levou o título de melhor destino para viajar e comer bem. Segundo a publicação, a culinária mineira tem a maior diversidade de pratos da gastronomia brasileira, com preparos conhecidos em todo o país.

A Bahia, que conforme apuração do guia de viagens tem uma culinária diversa com influência de diferentes regiões do Brasil, ficou em segundo lugar. Já na região Norte, os pratos do Pará conferiram ao estado o terceiro lugar entre os três principais destinos para viagens gastronômicas.

O tacacá, prato da culinária paraense, conquistou o reconhecimento internacional ao entrar na lista das 100 melhores sopas do mundo, pelo ranking assinado pelo TasteAtlas, uma plataforma especializada em gastronomia.

Compartilhe