Economia

Feira da Afonso Pena funcionará até as 15h em dezembro

feira hippie

Ideia é a de que consumidores tenham mais tempo para fazer as compras de fim de ano

Consumidores terão mais tempo para percorrer a Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, popularmente conhecida como Feira Hippie, na Avenida Afonso Pena, que terá o horário de funcionamento ampliado durante o mês de dezembro.

A feira passará a funcionar até as 15h nos dias 1º, 8, 15 e 22 de dezembro. A medida tem como objetivo fortalecer a economia popular durante o período natalino, em que o comércio fica mais aquecido.

A Feira da Afonso Pena recebe um público de cerca de 60 mil pessoas por domingo, e em razão das compras de Natal, o movimento tradicionalmente aumenta de 30% a 35%, o que justifica a ampliação do horário.

Habitualmente, a feira funciona das 8h às 14h, na Avenida Afonso Pena, entre a Praça Sete e a Avenida Carandaí.

A feira

Idealizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, a feira surgiu na Praça da Liberdade em 1969. Artistas plásticos e artesãos de diversas especialidades ali se reuniam, expunham e vendiam os seus trabalhos. Em 1973, foi reconhecida e oficializada pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Em 1991, a Feira Hippie – nome carinhosamente dado pela população – e outras feiras de artesanato espalhadas pela cidade foram reunidas e transferidas para a Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, dando origem à maior feira de artesanato a céu aberto da América Latina.

Oficialmente denominada de Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, a Feira da Afonso Pena é dividida em 15 setores, incluindo áreas de alimentação, abrangendo uma área de 45 mil m² em cerca de um quilômetro de extensão. Possui cerca de 1,5 mil expositores.

Vem pra Feira

Atualmente, a feira conta com um mapa digital interativo, o “Vem pra Feira”. Lançado pela PBH em junho, o “Vem pra Feira” permite aos visitantes localizar barracas, seja buscando por produtos, nome comercial ou por feirantes, e explorar informações das barracas pesquisadas. Além disso, permite localizar setores, sanitários e pontos de atendimento, facilitando a navegação na feira.

Recentemente foi adicionada no “Vem pra Feira” a funcionalidade de traçar rota, pela qual o interessado é guiado do ponto em que está na feira até o local desejado em sua pesquisa.

O mapa interativo está disponível no Portal Belo Horizonte e no PBH APP. Você pode acessá-lo diretamente neste link. Acesse também um vídeo tutorial do “Vem Pra Feira”.

Compartilhe