Pré-abertura, nesta terça-feira (4/6), em Tiradentes, terá apresentação da italiana Cinzia Tedesco
A pré-abertura do festival “Vinho e Jazz 2024”, que acontece nesta terça-feira (4/6), em Tiradentes, terá uma apresentação especial da cantora italiana Cinzia Tedesco, no Teatro Cultural Yves Alves. A apresentação, apoiada pelo Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte, celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil e do Centenário do Maestro Giacomo Puccini.
Cinzia Tedesco fará um show inspirado na produção do maestro Giacomo Puccini (1858-1924), um dos maiores compositores operísticos da Itália, em formato Ópera Jazz.
Reconhecida pela originalidade, a cantora mescla as árias de tenor e soprano, transformando canções já conhecidas do público em uma interpretação pessoal e moderna.
Acompanhada por Pietro Iodice na bateria, Pino Jodice no piano, além da participação de outros artistas brasileiros, a apresentação promete comover os presentes com melodias originais e improvisações de jazz.
Celebração
O Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte deu início às festividades pelo aniversário dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil em fevereiro, com atrações especiais e atividades gratuitas para a população mineira.
Em junho, mês conhecido pela intensificação das celebrações italianas devido à Solenidade dedicada à República italiana, as atrações estão ainda mais especiais. Até o fim do ano, uma série de eventos culturais irão celebrar também este importante marco histórico.
Acompanhe a programação pelo site do Consulado e pela conta oficial do Instagram @italyinbh.
Itália e Minas Gerais: uma relação bilateral de sucesso
Minas Gerais foi o terceiro estado a receber mais imigrantes italianos no país. Em números, estima-se que tenham chegado à região, de 1874 a 1920, cerca de 80 mil pessoas, conforme informações do historiador Anísio Ciscotto.
E em 2024, os mais de 30 milhões de descendentes do país da bota, residentes no Brasil, comemoram os 150 anos da imigração italiana no país. A data é celebrada, oficialmente, em 21 de fevereiro, dia da chegada do navio La Sofia, no Porto de Vitória, em 1874.
Só em Minas Gerais, já são mais de 49 mil imigrantes atendidos pelo Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte, sendo que cerca de 21 mil são residentes da capital do estado. Estima-se que o número de descendentes da região ultrapasse 2 milhões de pessoas.
De acordo com um levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), em 2022, Minas Gerais foi o maior estado exportador para a Itália, sendo responsável por 19,9% das exportações brasileiras.
Já nas importações, o estado foi o segundo maior comprador da Itália, com 12,1% do montante total importado pelo Brasil do parceiro. Além disso, Minas abriga cerca de 110 empresas com matriz italiana, como a Fiat, hoje Stellantis.
Mais eventos
O Grupo MSL (Mineira da Sorte Loteria), responsável pela operação do novo produto da Loteria Mineira (LEMG), a RASPADINHA® em Minas Gerais, é composto pela gigante dos jogos lotéricos, a empresa italiana líder de mercado, a IGT.
A RASPADINHA® irá apoiar e desenvolver ações para os próximos eventos promovidos pelo Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte. Radicado no Brasil, o italiano Roberto Quattrini, CEO do MSL, conta que é um dos objetivos do grupo estimular e fortalecer ainda mais essa relação entre os dois países.
“Os italianos desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento econômico do Brasil. Estaremos, com a RASPADINHA®, apoiando os eventos de comemoração dos 150 anos da imigração no país e da Festa da República, estimulando sempre essa união tão frutífera entre as duas nações”, conta Roberto.
Serviço
Pré-abertura Festival Vinho e Jazz 2024
“Cintia Tedesco Mister Puccini in Jazz”
Dia: 04 de junho de 2024
Local: Teatro do Centro Cultural Yves Alves
Endereço: Rua Direita, 168 – Centro. Tiradentes – MG
Entrada franca (sujeito à lotação)
Contato: (32) 999201261