Economia

Franchising brasileiro

franchise

foto:divulgação

 

Franchising brasileiro cresce 19,1% no primeiro trimestre de 2024

 

       O setor de franquias no Brasil segue em ascensão. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro trimestre de 2024 houve um crescimento de 19,1%, em comparação ao mesmo período do ano passado, atingindo um faturamento de R$ 60,5 bilhões. No acumulado de 12 meses, o avanço foi de 14,3% — somando receitas de R$ 250,3 bilhões.

        Todos os 12 segmentos mapeados apresentaram crescimento no período, com destaque para Alimentação – Comércio e Distribuição, que teve 43,9% de evolução. Além de Comércio e Distribuição, os segmentos de Food Service e de Serviços e Outros Negócios — com destaque para franquias B2B, de logística e de marcas ligadas ao agronegócio — apresentaram crescimentos expressivos, de 26,6% e 25,3%, respectivamente.

       A ABF atribui os números positivos à consolidação do atendimento presencial em restaurantes e à manutenção das operações de delivery pós-pandemia, assim como à alta geral do setor de serviços. Os resultados ainda não consideram os impactos das chuvas no Rio Grande do Sul, que começaram em abril. De acordo com a entidade, cerca de 11 mil unidades franqueadas funcionavam no estado antes das enchentes. “Es[1]tamos acompanhando de perto. Muitos donos de unidades foram afetados e veremos os números com mais clareza na pesquisa do segundo trimestre”, relata Tom Moreira Leite, presidente da ABF. As operações de rua ainda dominam o franchising, correspondendo a 54,2% do total de lojas no primeiro trimestre de 2024 — em 2023, eram 52% —, seguidas por lojas em shopping centers, que representam 19,8% do todo.

        A categoria “Outros Negócios e Serviços” passou de 5,2% para 11,7%, puxada por mercados autônomos e operações em prédios comerciais, postos de combustível (lojas de conveniência), condomínios residenciais, store-in-store, hospitais e clubes esportivos. Segundo o presidente da entidade, os minimercados autônomos têm uma contribuição importante neste quesito e que as franquias têm buscado outros espaços para explorar, como hospitais e postos de gasolina. O modelo store-in-store, com mais de uma marca dentro de uma mesma operação, também é uma tendência.

 

AS OPERAÇÕES DE RUA AINDA DOMINAM O FRANCHISING

Compartilhe