Economia

Franquear

franquia

 Imagem de macrovector no Freepik

REPASSE DE FRANQUIAS: VANTAGENS E CUIDADOS

 

          Ao procurar pelo segmento de franquias, os empreendedores estão em busca de negócios seguros. Uma grande possibilidade dentro do sistema é o repasse de franquias. No entanto, todos demandam muitos cuidados, já que nenhum negócio está isento de riscos ou tem garantia de sucesso.

          Os motivos para o repasse de franquias são inúmeros e não estão necessariamente ligados ao insucesso dos negócios. A mudança de planos de vida, uma nova oportunidade de emprego, mudança de cidade ou país, problemas de saúde e claro, falta de afinidade com a franquia são alguns desses motivos. Ao escolher adquirir uma unidade em funcionamento, esse deve ser um dos fatores decisivos para análise.

          O franqueado que deseja repassar a franquia precisa informar ao franqueador, para que ele garanta o crescimento saudável da rede através da aprovação de perfil do próximo franqueado. As obrigações da franqueadora como Circular de Oferta de Franquia, DRE e treinamento, também precisam estar asseguradas. Por isso, na maioria das vezes, será cobrada, além do valor que o proprietário da unidade está pedindo, uma nova taxa de franquia.

          Entre as vantagens oferecidas pelo repasse, pular as fases de reforma, de escolha do ponto e já começar o negócio operando e, em algumas vezes, até faturando, são pontos bem atrativos. A opção pelo repasse também pode ser uma forma interessante de reduzir custos, já que a franquia será avaliada de acordo com o seu desempenho. Se o faturamento não for dos melhores, mas, se existirem possibilidades de melhoria, principalmente na gestão, essa pode ser uma excelente oportunidade.

          Para apresentar as desvantagens e cuidados que devem ser tomados é importante retomar o motivo do repasse. Caso o negócio não esteja indo tão bem, pode se tratar de um problema de gestão, mas, também, pode ser problema com a estrutura da franqueadora, o suporte oferecido, o ponto comercial, a aceitação dos clientes para o produto, entre vários outros.

           O cuidado ao adquirir uma dessas franquias deve ser ainda maior. Se certificar de que não existam pendências financeiras é ponto decisivo para a continuidade da negociação, pois, o próximo a estar à frente do negócio será responsável por todas obrigações tributárias e trabalhistas. A pesquisa é a fase mais importante e deve incluir a conversa com outros franqueados, com clientes, com os funcionários, fazer avaliação do ponto comercial, observar o setor e o mercado.

A PESQUISA É A FASE MAIS IMPORTANTE E DEVE INCLUIR CONVERSA COM OUTROS FRANQUEADOS

Compartilhe