O Circuito Nacional do Café, formado por 51 cidades de Minas Gerais e São Paulo, será lançado no dia 27 de maio, às 11h, na Expocafé, maior feira do setor cafeeiro do país, em Três Pontas (MG). O circuito reúne cidades produtoras e foi criado para fomentar o turismo e fortalecer a cultura de um dos maiores símbolos da identidade brasileira.
O Circuito do Café inclui polos cafeeiros de cidades como Boa Esperança, Guaxupé, Patrocínio, Três Pontas, Varginha e cidades demais que abrangem regiões produtoras de café, como do Alto Paranaíba, Sul de Minas, Sudoeste e Mogiana Paulista, até chegar ao Porto de Santos, tradicional ponto de escoamento do café brasileiro para o mercado internacional.
A expectativa da organização do projeto é de um aumento de até 33,5% no fluxo turístico nas regiões participantes, promovendo a inclusão produtiva, o protagonismo local e o fortalecimento das comunidades envolvidas. “Estamos falando de um movimento de transformação que integra pequenos produtores, grandes marcas, municípios e viajantes. O café é o elo que conecta e movimenta”, destaca o empresário e gestor cultural do Circuito Nacional da Rota do Café, Edgar Bessa.
No Circuito Nacional do Café, o turista se torna o protagonista de uma atividade que envolve natureza, esporte, cultura, gastronomia, projetos sociais e hospitalidade. Entre as ações previstas estão a Corrida do Café, uma das primeiras grandes ativações do projeto, que percorrerá trechos da rota e passará por fazendas produtoras, conectando esporte, saúde e história.
“A proposta é que cada pessoa que percorra o Circuito viva o pertencimento. Que o café, além de bebida, seja ponte para o lazer, o desenvolvimento e o resgate da nossa identidade cultural”, afirma Bessa.
Trilhas turísticas
A tecnologia para ampliar a conexão com o público é outra aporta do Circuito Nacional do Café. Um aplicativo com audioguias, trilhas turísticas e georreferenciamento já está em fase de desenvolvimento, além da implantação de QR Codes em marcos turísticos e painéis informativos espalhados pelas cidades. Cada município receberá um totem oficial, onde os visitantes poderão “carimbar” sua passagem no passaporte da rota, colecionando experiências e memórias.
Confira as cidades que fazem parte do Circuito Nacional do Café
Patrocínio
Elói Mendes
Patos de Minas
Paraguaçu
Lagoa Formosa
Alfenas
Carmo do Paranaíba
Areado
São Gotardo
Monte Belo
Araxá
Muzambinho
Campos Altos
Guaxupé
Tapiraí
Guaranésia
Bambuí
São Sebastião do Paraíso
Iguatama
Cabo Verde
Arcos
Botelhos
Formiga
Bandeira do Sul
Alpinópolis
Campestre
Carmo do Rio Claro
Machado
Ilicínea
Três Corações
Boa Esperança
Campanha
Cristais
Cambuquira
Aguanil
Conceição do Rio Verde
Campo Belo
São Lourenço
São Francisco de Paula
Carmo de Minas
Oliveira
Cristina
Santana da Vargem
Pedralva
Três Pontas
São José do Alegre
Varginha
Santa Rita do Sapucaí
Pouso Alegre
São Paulo
Santos