“Um convite para o público embarcar em uma experiência sensorial única que celebra a riqueza da cultura e das artes mineiras”. Essa é a proposta da a Mostra “Estado da Arte”. que acontecerá entre os dias 27 e 30 de maio no Expominas, em Belo Horizonte.
A exposição tem uma curadoria coletiva de profissionais de diferentes áreas da cultura. “O tempo foi selecionado com base em suas vivências, experiências e na contribuição que essa diversidade de olhares traz para seus variados espaços”, diz os organizadores do evento.
A mostra tem o patrocínio exclusivo da Cemig, via Lei Rouanet, e acontecerá no foyer do Expominas com entrada gratuita e duração média de 1h10 por visita. A exposição estará aberta das 9h às 19h, com horários reservados para estudantes da rede pública.
Rica cultura
“Para nós da Cemig, como a maior incentivadora da cultura de Minas Gerais, é uma alegria poder apresentar a rica cultura do nosso estado, as belezas e toda a sua história por meio do olhar de tantos artistas, de tantos formatos diferentes. A Cemig se orgulha de poder oferecer um pouquinho de Minas para todos aqueles que visitam a exposição. Tenho certeza de que ficarão encantados com a experiência”, afirma a diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira. Ela destaca a importância da iniciativa de proporcionar ao público uma exposição diversa a partir da integração de múltiplas expressões artísticas.
A mostra é idealizada por Tatyana Rubim, da Rubim Produções, que também assina a cooperação geral. A iniciativa tem a expografia assinada por Erika Foureaux, ao lado de Isabella Borges e Gabriel Arnaut. A direção artística é de Carlos Gradim.
“O projeto ‘Estado da Arte’ é, ao mesmo tempo, um grande desafio profissional e também motivo de encantamento. Foi gestado em tempo recorde com a Cemig e a expectativa é de que o público resgate memórias, encontre sua história, se identifique e se divirta. Para os turistas, a intenção é informar o visitante sobre a beleza, cultura e ilustrações artísticas desse belo estado. Este é o recorte para construir esta mostra”, explica Tatyana.
Entre os talentos confirmados estão Fernanda Vianna (artes cênicas), Maurício Tizumba (música), Chico Mendonça (literatura), Marcus Lontra (pintura e escultura), Mônica Cerqueira (cinema), Juliana Flores (artes urbanas), Leo Castriota e Vilmar Sousa (patrimônio histórico), Felipe Rameh e Zora Santos (gastronomia), João Uchôa (arquitetura urbana) e Ricardo Gomes com parceria essencial da CEART e Secretaria de Desenvolvimento de Minas Gerais (artesanato e artes populares).
Espaço Origem Minas do Sebrae
Uma estrutura de lojas, no Espaço Origem Minas do Sebrae e Livros de Receitas, vai ajudar a resgatar os tesouros da culinária familiar. vale destacar ainda o setor Artes Urbanas, que terão grafites exclusivos de Davi Mello Santos, o DMS, e Fênix, especialmente para esta exposição.
A mostra terá ainda a “Praça” com Jabuticabeiras repletas de palavras que homenageiam o pensador e escritor Ailton Krenak. Além da árvore literária, um realejo completo a atmosfera nostálgica com trechos de autores e autoras de Minas, como se o passado literário sussurrasse no presente.
A Mostra “Estado da Arte” retrata que Minas é menos o que se vê e mais o que se sente. É uma travessia pela alma mineira, feita de encontros, memórias e sentidos.
SERVIÇO
Mostra Estado da Arte
Local: Expominas – Avenida Amazonas, 6200, Gameleira – Foyer
Data: 27 a 30 de maio de 2025
Horário: Das 9h às 19h
Entrada gratuita – Entradas retiradas pelo link do Sympla
Acompanhe a Mostra Estado da Arte no Instagram: @mostraestadodaarte