Com foco na prevenção de casos graves de bronquiolite em recém-nascidos, a Prefeitura de Belo Horizonte intensificou a orientação para que gestantes recebam a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório a partir da 28ª semana de gestação. O imunizante, aplicado em dose única a cada gravidez, está disponível nos 153 centros de saúde da capital, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em postos extras, cujos endereços podem ser consultados pela internet.
Desde o início da campanha, em 5 de dezembro, cerca de 4,4 mil doses já foram aplicadas em gestantes no município. A estratégia busca antecipar a proteção dos bebês antes do período de maior circulação de doenças respiratórias, reduzindo o risco de internações e complicações nos primeiros meses de vida.
Proteção começa antes do nascimento
Para receber a vacina contra o VSR, a gestante deve apresentar documento que comprove a idade gestacional, como cartão da gestante ou de pré-natal, exames ou relatórios médicos. Também é necessário levar documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação, permitindo o registro correto da imunização.
Além da vacina contra o vírus sincicial respiratório, o calendário do Sistema Único de Saúde prevê outros imunizantes indicados durante a gestação, como gripe, covid-19 e dTpa, que protege contra difteria, tétano e coqueluche. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as gestantes mantenham todas as vacinas em dia e procurem uma unidade de saúde para conferir a situação vacinal.Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de Belo Horizonte.
Créditos: Pixabay
