A Minas Gerais Audiovisual Expo (MAX), maior evento do setor no estado, traz uma novidade em sua edição de 2025, que acontece entre 11 e 13 de novembro, na sede do Sebrae, em Belo Horizonte. Em parceria com o Sindicato da Indústria Audiovisual (Sindav), a Câmara da Indústria da Comunicação da FIEMG criou a programação “Indústria em Cena”, composta por um painel e três talks setoriais. O objetivo é discutir como o audiovisual dialoga com diferentes segmentos da economia mineira.
A programação tem início no dia 11, às 11h45, com o painel “Soft Power mineiro: como a indústria criativa de MG contribui para a economia”, no auditório do Sebrae. O encontro reunirá empresários, executivos e cineastas para debater como o cinema influencia hábitos de consumo e gera impactos econômicos. No mesmo dia, às 14h, o Talk 1 abordará a relação entre o audiovisual e a cachaça, com a participação de empresas filiadas ao Sindicato das Indústrias de Bebidas (SindBebidas).
Como Figurino cria Identidade
Na quarta-feira, 12 de novembro, às 13h30, o Talk 2 traz o tema “Como Figurino cria Identidade, Mercado e Desdobramentos Econômicos”, com a participação de Rogério Vasconcellos, presidente da Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios/FIEMG. Ele estará ao lado da produtora Elza Cataldo, da Persona Filmes, e do coordenador Marcelo Castro, da Escola SENAI Audiovisual. O debate inclui um estudo de caso sobre o filme Maria, a Rainha Louca, exibido neste ano no Festival de Cannes.
Encerrando as atividades, o Talk 3 será realizado no dia 13, às 10h30, com o tema “Como as Empresas de Energia podem impulsionar a Produção Audiovisual”. A gerente de Comunicação da Cemig, Hannah Drumond, e a produtora Julia Nogueira discutem o papel das empresas de energia no fomento ao cinema, com mediação da presidente do Sindav, Daniela Fernandes.
A série “Indústria em Cena na MAX” é fruto de uma construção coletiva entre a FIEMG, o Sindav e o Sebrae, com apoio de sindicatos como o SindBebidas, Sindivest-MG, SindSorvete-MG e Gelak. O evento reforça o papel estratégico do audiovisual na valorização de produtos e identidades mineiras.
Local: Sede do SEBRAE (Av. Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada)
Foto: Agência Sebrae de Notícias
