Fonte: Divulgação
Concept Room, sala do Colégio Santa Doroteia em parceria com a Google,
permite maior interação entre estudantes e educadores
O currículo do Novo Ensino Médio, composto pela Formação Geral Básica e pelos Itinerários Formativos, tem como objetivo capacitar os estudantes para a escolha consciente de sua carreira profissional. A mudança busca aprofundar habilidades e competências nas áreas do conhecimento de maior interesse, de acordo com o projeto de vida de cada um.
No Colégio Santa Dorotéia, os Itinerários são arquitetados em quatro blocos que garantem a integração dos conhecimentos e asseguram a construção de saberes, atitudes e valores que preparam os jovens para os desafios pessoais e profissionais. Para complementar os Itinerários Formativos, foram instituídas disciplinas eletivas, com a duração de um semestre, que permitem seis experiências diferentes, à escolha dos estudantes, ao longo do Ensino Médio. O Santa Dorotéia oferece sete opções de eletivas, nas áreas de Biologia, Engenharia, Direito, Jornalismo, Psicologia, Empreendedorismo, Tecnologia e Games, realizadas em parceria com as faculdades Fumec, Newton, UNI-BH e Milton Campos. Nesse modelo implementado pelo Colégio, os estudantes vivenciam, na prática, dentro do ambiente universitário, as dinâmicas do curso superior pretendido.
A partir dessas demandas, o investimento em infraestrutura nas instituições de ensino torna-se prioridade. O Colégio Santa Dorotéia, por meio do Núcleo de Tecnologias e Inovação, desenvolveu, em parceria com a Google, a Concept Room: modelo de sala de aula, exclusivo do Colégio, que possibilita estratégias e didáticas pedagógicas variadas, nas quais os jovens exercem seu protagonismo, socializam ideias e compartilham conhecimentos com mais efetividade. O mobiliário, que proporciona diferentes configurações do mesmo espaço, é fundamental para a evolução constante dessa aprendizagem fluida. As tecnologias de alta performance, como TV interativa, internet dedicada e com navegabilidade segura, base multimídia com acústica planejada e os ChromeBooks e tablets potencializam os trabalhos e ressaltam a importância da inovação para elevar o nível de interesse e do aproveitamento escolar.
O Novo Ensino Médio no Colégio Santa Dorotéia pretende, cada vez mais, corresponder às expectativas e às necessidades dos estudantes, visando à sua permanência engajada na formação básica e à construção de perspectivas assertivas para os projetos de vida profissionais.
Texto de Renata Diniz, Supervisora Pedagógica do Ensino Médio, e de Wesley Roque, Coordenador do Núcleo de Tecnologias e Inovação do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte