Minas Gerais conta com 137 propriedades que recebem visitantes, organizam roteiros turísticos rurais e degustações de produtos como queijos artesanais, doces, cafés e cachaças. O turismo rural é uma ótima opção para quem não programou uma viagem para o feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes. A lista das propriedades faz parte do catálogo virtual Ruralidade Viva – Catálogo de Produtos e Experiências Turísticas da Agricultura Familiar e Produtores Rurais, da Emater-MG.
Pelo catálogo é possível encontrar várias opções de passeios em várias regiões do estado. “O turismo rural tem crescido muito em Minas Gerais e tem feito sucesso não somente entre os mineiros, que deixam as cidades em busca de mais contato com a natureza, como também tem atraído turistas de outros estados interessados em aproveitar a hospitalidade mineira”, afirma a coordenadora estadual de Turismo e Artesanato da Emater-MG, Thatiana Garcia.
“O turista vai a Ouro Preto ou a Diamantina, por exemplo, e, além dos pontos turísticos dessas cidades históricas, procura conhecer mais sobre os produtos locais. Então faz passeios até uma queijaria ou fábrica de cachaça da região, entre outras vivências interessantes disponíveis no meio rural”, recomenda Thatiana.
Circuitos Turísticos
O projeto Ruralidade Viva é realizado pela Emater-MG, conjuntamente com as secretarias estaduais e municipais de Turismo, Cultura e Agricultura e tem o apoio das instâncias regionais, que são os Circuitos Turísticos e agências de viagens. A proposta da Emater-MG é que todos os anos o catálogo seja atualizado, com a adesão de mais propriedades.
Entre os meses de abril a junho os produtores interessados em participar do catálogo podem procurar os escritórios da Emater-MG mais próximos de suas propriedades para se inscreverem no projeto.
Acesse aqui a lista de propriedades