Cultura

Livro Nada será como antes da jornalista Renata Matta é lançado

RenataMachado

foto:Divulgação

Conscientizar adolescentes, jovens e adultos sobre os sérios danos e riscos à vida que representa o uso das drogas, principalmente, a cocaína

Esse é o objetivo da jornalista, Renata Matta Machado, 54 anos, que acaba de lançar o livro “Nada Será Como Antes”. A obra conta toda a sua história de vida e superação. Principalmente seu envolvimento e experiências na luta contra o vício às drogas por longos 36 anos de sua vida. A jornalista conta que o seu vício não prejudicou apenas a sua própria vida, mas da sua família inteira, que sofreu bastante com os acontecimentos tristes nessa época. O uso excessivo da cocaína pode levar à morte por overdose.

A mudança dessa história teve início quando a jornalista, em função de quadro de ansiedade psicológica, decorrente do uso das drogas, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que por pouco não lhe tirou a vida. Para se recuperar, ela passou por cirurgia no cérebro, 19 dias numa Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e mais nove meses internada no hospital recebendo tratamento médico e apoio de familiares e amigos.

Hoje a jornalista e escritora vive numa cadeira de rodas e faz sessões de fisioterapia para melhorar e recuperar os movimentos do corpo para sua própria independência. “O livro tem 120 páginas e foi todo escrito usando apenas um dos dedos das mãos e em tempo recorde, seis meses”, orgulha-se Renata. O lançamento do livro, está marcado para o dia 12 de agosto, na Livraria da Rua, das 11h às 14h, com apresentação de show de Blues. Depois Renata pretende visitar escolas e instituições de ensino superior para palestrar e participar de rodas de conversa e falar sobre sua experiência e desestimular totalmente as pessoas quanto ao uso de drogas. “Essa é minha missão na vida agora”, disse ela. Renata disse que está “limpa”, sem usar qualquer tipo de drogas há cerca de dois anos e seis meses, comemora.

A jornalista faz questão de agradecer ao trabalho e apoio de dois grandes amigos para conseguir escrever e publicar seu livro: os jornalistas André Gobira e Miguel Anunciação. “A dedicação deles foi decisiva na organização e finalização do livro”, reconhece e agradece Renata. Para ela outros amigos participaram desse processo ao seu lado e, por exemplo, todos os custos com edição, revisão, diagramação e lançamento da obra foram pagos por uma vaquinha realizada entre amigos. “Sou realmente muito grata a todos”, conclui a jornalista.

 

Serviço:

Livro: Nada Será Como Antes

Autora: Renata Matta Machado

Editora Páginas

120 páginas

Preço: 50,00

Compartilhe