Gestão

Mais de mil empresas clandestinas de segurança privada foram fechadas pela PF

raf05219 0

A Polícia Federal (PF) determinou o fechamento de 1.176 empresas clandestinas de segurança privada. O combate às companhias não autorizadas também resultou em 26 prisões em flagrante e na apreensão de 46 armas de diferentes calibres. Os números são de ações realizadas pela instituição entre 2017 e 2024. 

No ano passado a Polícia Federal realizou 490 fiscalizações que resultaram no fechamento de 194 empresas. Segundo informações fornecidas pela PF, a pedido da Agência Brasil,  3.358 empresas de segurança privada foram alvo da fiscalização apenas no âmbito da Operação Segurança Legal. Cerca de 35% das firmas visitadas no período não tinham autorização para funcionar.

Empresas de segurança privada autorizadas

A Polícia Federal reforça que somente empresas de segurança privada autorizadas pela corporação podem prestar serviços e contratar vigilantes. “A contratação de serviços clandestinos representa risco à integridade física das pessoas e ao patrimônio dos contratantes”, alertou a PF.

“Este mercado tem as empresas regulares, corretas, que funcionam direitinho. E um universo muito grande de empresas clandestinas que são, normalmente, as que são fechadas”, afirmou o vice-presidente da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist), o advogado Ivan Hermano Filho.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe