Oito vilas turísticas do Brasil estão concorrendo ao prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo. Minas Gerais está concorrendo com 3 representantes: Conceição de Ibitipoca, Delfinópolis e Grão Mogol. Os outros destinos do Brasil que estão concorrendo são Antônio Prado (RS), Cocanha (SP), Leoberto Leal (SC), Linha Bonita (RS) e Piraí (SC).
Os vencedores serão anunciados durante a reunião da Assembleia Geral da ONU Turismo, que ocorrerá de 7 a 11 de novembro, na Arábia Saudita. A premiação, instituída em 2021, constitui uma importante oportunidade para promover os destinos nacionais e projetar ainda mais o país internacionalmente.
Das 8 vilas, duas seguirão para a etapa final e, caso um dos representantes brasileiros vença, integrará a rede de melhores vilas turísticas eleitas pela ONU Turismo, atualmente composta por 254 membros. O vencedor terá o reconhecimento da organização materializado pelo selo de boas práticas.
Conceição de Ibitipoca
Segundo texto divulgado pelo Ministério do Turismo, a vila de Conceição de Ibitipoca, situada na serra de mesmo nome, preserva rica história e destacada beleza natural. Seu nome, originário do tupi-guarani, evoca os sons que ecoam pelas montanhas, significando algo como “serra que explode”.
Sobre o município de Delfinópolis, o Ministério do Turismo destaca que devido à sua extensa área rural e seus distritos adjacentes, valoriza e incentiva os valores rurais e culturais da chamada “Cultura Canastreira”, vinculada ao estilo de vida dos moradores da Serra da Canastra. Dentre os potenciais turísticos do município, destaca-se a gastronomia e a cultura canastreira, principalmente a produção do Queijo Canastra, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO”,
“Possui belezas naturais e histórico-culturais que retratam séculos da história local. Para os que buscam qualidade de vida, simplicidade, tranquilidade e autenticidade, o município é um destino recomendado. Grão Mogol apresenta uma extensa produção agrícola, que se integra a um ambiente rural característico da região”, diz trecho do Ministério do Turismo sobre Grão Mogol.