Saúde

Minas tem Dia D contra a dengue neste sábado

arboviroses

Mais de 500 municípios vão promover ações de combate às arboviroses

Para tentar conter o avanço das arboviroses em Minas, o Estado realiza neste sábado (24/2) o Dia D contra a dengue, zika e chikungunya. Mais de 500 municípios já aderiram às ações, coordenadas pelas 28 Unidades Regionais de Saúde (URS), por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O movimento “Minas Unida no Combate ao Mosquito” contará com várias ações de mobilização que buscam orientar e conscientizar a população sobre como manter ambientes livres de focos do Aedes aegypti.

Estão previstas blitze educativas, passeatas, atividades lúdicas em escolas e em locais com grande circulação de pessoas, entrega de material informativo, palestras e rodas de conversas. Também serão feitas visitas às casas para orientar e conscientizar os moradores sobre a responsabilidade diária de combater a dengue, zika e chikungunya.

“Todos os dias temos que estar atentos para eliminar os focos do mosquito. Mas, especialmente neste Dia D, contamos com cada um dos mineiros para mobilizar a família, vizinhos, amigos, colegas de trabalho, todos ao seu redor, da importância de não deixarmos água parada”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

O gestor da pasta pediu aos mineiros que abram as portas para os agentes comunitários de endemias para que possam auxiliá-los nesse trabalho de prevenção. “Esses cuidados são essenciais para reduzirmos o número de casos em todo o estado”.

Recorde

A previsão é a de que 2024 seja um ano com recorde de registros de dengue e chikungunya em Minas e em todo o país. “Isso tem a ver com vários aspectos, como altas temperaturas e chuvas, além do aumento da circulação dos sorotipos dois e três em Minas Gerais. Por isso, precisamos, cada vez mais, unir esforços para combater o mosquito Aedes aegypti”, destacou Baccheretti.

A programação dos municípios e os materiais informativos disponibilizados para a campanha do Dia D, bem como outras informações sobre arboviroses, podem ser acessados em https://www.saude.mg.gov.br/aedes.

Dia D na capital

Em Belo Horizonte, as ações de prevenção serão realizadas nas nove regionais da cidade, com intensificação das vistorias dos agentes de combate a endemias em imóveis para verificar as condições dos ambientes e eliminar os possíveis criadouros do mosquito.

Compartilhe