Saúde

Minas terá complexo de saúde mais moderno do país no bairro Gameleira

hospital

Hospital Padre Eustáquio terá capacidade para mais de 500 leitos, serviços de cuidado hospitalar e vigilância laboratorial

Minas Gerais terá uma nova estrutura de saúde para acelerar a realização de exames e procedimentos de média e alta complexidade, um dos grandes gargalos do setor no estado. O Hospital Padre Eustáquio (HoPE) foi anunciado pelo Governo de Minas nesta sexta-feira (6/12), e contará com um complexo que o tornará a unidade pública mais moderna do país.

Com serviços 100% gratuitos, o HoPE contará com uma infraestrutura integrada de saúde pública, reunindo cinco linhas de cuidado – oncologia, infectologia, pediatria, hematologia, maternidade e saúde da mulher – e o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen/MG).

O HoPE vai promover a interação do Lacen/MG ao hospital, otimizando diagnósticos e a tomada de decisões em saúde pública. Entre os benefícios diretos para a população estão consultas especializadas mais rápidas, acesso aos exames de alta tecnologia e resposta eficiente em situações de emergência, de interesse epidemiológico e de controle sanitário.

O governador Romeu Zema participou da cerimônia de anúncio do novo complexo e destacou a importância da obra. “Será uma unidade moderna que vai substituir quatro hospitais antigos, que hoje enfrentam muitos desafios operacionais e burocráticos”, explicou.

Segundo Zema, a unidade será inaugurada pelo sucessor dele no Governo de Minas. “Mas vou deixar todo o planejamento e os recursos reservados, garantindo que, independentemente das circunstâncias, o projeto será concluído, como temos feito em todas as nossas obras. Melhorar a saúde dos mineiros é uma meta constante da nossa gestão”, acrescentou Romeu Zema.

Melhoria

O projeto é desenvolvido sob a coordenação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), com apoio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) e da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em articulação com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A iniciativa conta com recursos do Acordo de Reparação aos danos provocados pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais. O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, ressaltou que o projeto trará melhorias ao serviço de saúde, além de oferecer mais estrutura para os mineiros. “A previsão é a de que o HoPE ofereça mais 400 leitos clínicos e cirúrgicos, cem leitos de UTI e 60 consultórios. Com isso, estima-se realizar, anualmente, mais de 200 mil consultas especializadas, 30 mil internações e mais de 2 milhões de exames”, disse.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, acrescentou que a estrutura do novo complexo atenderá a todos os requisitos necessários. “Trata-se de um prédio moderno e operacionalmente mais eficiente, pois é construído com base nas exigências sanitárias atuais. Os prédios antigos, muitas vezes adaptados, apresentam limitações graves, como rodapés de madeira ou forros inadequados, o que hoje é inadmissível na área da saúde”, destacou Pedro Bruno.

Localização estratégica

O novo complexo será construído no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte. A área foi escolhida por sua proximidade com as avenidas Amazonas e Tereza Cristina, com o sistema de metrô e pela disponibilidade de espaço.

Para a construção e a operação do empreendimento, será adotado o modelo de Parceria Público-Privada (PPP). A iniciativa privada será responsável pela construção, equipagem e manutenção do complexo, além da prestação de serviços de apoio, como limpeza e segurança.

Já os serviços assistenciais hospitalares e de vigilância laboratorial continuarão sob gestão pública, conduzidos pela Fhemig e Funed, e serão totalmente gratuitos, via Sistema Único de Saúde (SUS).

Impacto e inovação

Com a convivência de diferentes linhas de cuidado em um único local, o HoPE promoverá o uso compartilhado de recursos, como centro cirúrgico e estruturas de apoio como farmácia, lavanderia, dentre outros.

Além disso, o novo Lacen/MG será equipado com sistemas automatizados e estrutura modular, permitindo expansão temporária para atender a picos de demanda, como em surtos ou epidemias.

Próximos passos

O cronograma prevê a abertura de uma consulta pública ainda em dezembro, visando ampliar a participação social. No início de 2025, serão realizadas audiências públicas para aprofundar o debate e coletar contribuições da sociedade civil.

A publicação do edital de licitação está prevista para o primeiro trimestre de 2025, com a realização da licitação no trimestre seguinte. A expectativa é iniciar as obras em 2026, após a seleção do parceiro privado.

Compartilhe