Economia

MOMENTO DE EXPANSÃO

VB ED291 MAIO 25 b capa momento de expansao

Presença marcante em shoppings reforça compromisso com praticidade

FOTOS \ DIVULGAÇÃO

 

Referência na América Latina, Centro Visão se destaca no mercado óptico

 

Com quase quatro décadas de atuação no setor óptico, a Centro Visão, fundada em 1987, tem se consolidado como uma das principais referências em cuidados com a visão na América Latina. Atualmente, a empresa conta com 42 unidades distribuídas por Belo Horizonte e municípios da região central de Minas. Nesse sentido, a presença marcante nos principais shoppings da Grande BH reforça o compromisso da empresa em oferecer praticidade, qualidade e tecnologia de ponta aos consumidores mineiros.

A trajetória da rede de óticas é marcada por crescimento consistente, superação de desafios e aposta contínua em inovação. Desde a abertura de sua primeira loja na rua Tamoios, em Belo Horizonte, até a modernização da marca e a criação de franquias em shoppings estratégicos, a empresa tem se destacado por sua capacidade de adaptação. Em 2020, a Centro Visão ganhou ainda mais destaque internacional ao vencer o prêmio Transitions Innovation Awards, nos Estados Unidos, sendo homenageada como a melhor rede de óticas latino-americana.

Esse percurso de crescimento tem origem na história de seu fundador, o empresário David Cardoso. No setor óptico desde 1970, ele trabalhou por 17 anos em uma rede do segmento antes de fundar sua própria empresa, em Belo Horizonte. Nascido em Bom Despacho, no interior de Minas Gerais, David construiu, com esforço e dedicação, aquela que viria a se tornar a maior rede de óticas do estado.

Conhecido por seu espírito colaborativo, ele costuma repetir uma frase que expressa os valores cultivados na empresa: “Empurre o carrinho do outro que alguém vai empurrar o seu” — um lema que reflete a valorização dos vínculos internos e o crescimento conjunto, especialmente com os colaboradores que hoje são, em sua maioria, franqueados da rede.

De acordo com Fernando Cardoso, sócio-diretor da Centro Visão, o setor óptico vive um momento de expansão impulsionado por três fato res principais: o envelhecimento da população, que amplia a demanda por soluções de correção visual ao longo da vida; a transformação dos óculos em acessórios de moda — levando os consumidores a adquirirem mais de um modelo; e, por fim, o uso excessivo de telas: “Esse é um dado triste: até 2050, metade da população mundial deverá necessitar de correção visual”, afirma.

VB ED291 MAIO 25 b 1 momento de expansao
Os sócios Davidson Cardoso, David Cardoso e Fernando Cardoso

O executivo destaca ainda que esse cenário tem antecipado o uso de lentes multifocais, antes mais comuns a partir dos 40 anos, e hoje cada vez mais frequente entre pessoas mais jovens. A valorização da cultura local também é central para a rede de óticas. Nesse sentido, Fernando afirma que a missão da empresa “é trans formar a vida dos mineiros por meio da visão”. Entre as ações sociais, destacam-se mais de 5.000 exames oftalmológicos realizados, 2.600 testes de acuidade visual e 1.597 óculos doados.

 Alguns dos principais diferenciais da Centro Visão incluem o laboratório próprio de lentes e os programas de performance desenvolvidos com consultorias internacionais. Com uma equipe formada por mais de 190 colaboradores, a empresa investe continuamente em inovação. A rede é, por exemplo, a principal parceira da Luxottica no país e está entre os cinco maiores parceiros da Essilor, duas das maiores empresas do setor óptico mundial.

No que diz respeito às metas da Centro Visão para os próximos anos, um dos principais objetivos é o de expandir a rede em Minas Gerais. Segundo o sócio-diretor, o plano estratégico prevê alcançar 50 lojas até 2027 e 70 até 2030. Dessa maneira, a empresa continua apostando em inovação e no fortalecimento de sua presença regional como caminhos para o futuro.

Compartilhe