Apartamento decorado duplex com 60 ou 82 m2
Edifício Ânima, no Sion, acompanha a evolução do mercado imobiliário na capital mineira
O mercado imobiliário brasileiro vem sendo redesenhado pela busca por imóveis mais funcionais e alinhados aos novos modos de viver. Esse movimento acompanha transformações demográficas e sociais importantes, como os arranjos familiares menores e o aumento expressivo de domicílios com apenas um morador. Entre 2022 e 2024, o número de brasileiros que vivem sozinhos cresceu 52%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), impulsionando a de manda por apartamentos compactos, studios e unidades de um ou dois quartos, que priorizam praticidade, eficiência e qualidade de vida.
Ainda conforme a pesquisa, só no ano passa do, 18,6% das unidades domésticas do país eram unipessoais, ou seja, compostas por apenas um morador. Isso representa aumento de 6,4 pontos percentuais em relação a 2012, quando representavam 12,2% do total de domicílios. Paralelamente, o país passa por um envelhecimento demográfico acelerado. A proporção de pessoas com 60 anos ou mais quase dobrou entre 2000 e 2023, passando de 8,7% para 15,6% da população, e a tendência é de ainda mais crescimento nas próximas décadas, segundo projeções do IBGE.
Com o avanço da população 60+, cresce também o interesse por soluções de moradia que ofereçam autonomia, segurança, acessibilidade e serviços integrados. Modelos voltados especificamente para este público, os chamados senior living, reúnem moradia independente, suporte especializado e áreas de convivência adaptadas, indicando novas formas de habitar para além das casas tradicionais.

Em Belo Horizonte, empreendimentos com pactos bem localizados têm ganhado espaço em bairros com infraestrutura consolidada. Sem pre ligada às tendências do mercado, o Grupo Concreto lançou o Ânima, no Carmo Sion, que será entregue em março de 2026. O projeto registra elevada absorção de unidades desde o lançamento, refletindo o interesse por moradias práticas para públicos diversos como jovens solteiros, pequenos núcleos familiares e idosos que preferem residências menores e com fácil acesso a serviços urbanos.
O empreendimento está na rua Grão Mogol, atrás da igreja do Carmo, em uma área estratégica, próxima a restaurantes, comércio local, shoppings e farmácias acessíveis a pé. Além da metragem dos apartamentos, de 60 a 150 m2, a proposta do Ânima inclui desenho arquitetônico voltado para o uso do espaço público. Assinado pelo escritório D’Avila, o projeto prevê lojas no térreo e recuo da calçada, ampliando áreas de circulação e convivência no entorno, em linha com iniciativas de requalificação urbana e integração com o bairro.
A arquiteta Eduarda Corrêa, parceira do Grupo Concreto há cerca de 25 anos e responsável por mais de 17 projetos da empresa, assina os interiores do empreendimento. Premiada no Brasil e no exterior, ela destaca o conceito adotado no projeto: “Desenvolvemos apartamentos decorados com plantas individualizadas, alinhados a um estilo contemporâneo e versátil. A ideia foi criar ambientes que dialogassem com modos de morar mais dinâmicos”.

As áreas comuns incluem piscina, academia, espaço gourmet, playground, office e sauna. As tipologias abrangem unidades padronizadas, duplex, gardens e coberturas, atendendo tanto a quem busca o primeiro imóvel quanto a públicos que priorizam praticidade, como aposentados e famílias menores. O Grupo Concreto possui outros projetos residenciais com plantas diversificadas, como o Green Tower (Vila da Serra, Nova Lima), Ruah (Serra) e o Isis Bax (Sion), além do próprio Ânima, acompanhando um mercado crescente de perfis de consumidores heterogêneos e novas formas de organização familiar.
SOBRE O GRUPO CONCRETO
Com 50 anos de atuação no mercado imobiliário, o Grupo Concreto ocupa um lugar de destaque na construção civil. Desde 1976, foram entregues empreendimentos residenciais e comerciais, com foco em acabamentos de alto padrão e perenidade. Nos últimos anos, a atuação da empresa se expandiu para diversos segmentos, como coworkings, hotéis, restaurantes, shopping centers, loteamentos e construções industriais.
Com o propósito de melhorar continua mente, a Concreto visa desenvolver projetos com foco no bem-estar social e ressignificação dos espaços. Excelência, inovação e devoção pelo trabalho, somado a uma forte política de segurança e ética, compõem a essência e a solidez do grupo.
