foto: Divulgação
Paris, com certeza, teve grande importância na vida do catalão Salvador Dalí.
Foi lá que ele conheceu Picasso, frequentou o grupo surrealista de André Breton, expôs e conheceu a russa Gala, sua grande musa. E, nessa história, um endereço se tornou marca registrada do artista: ele passou temporadas no Le Meurice durante 30 anos e é homenageado agora nomeando um dos restaurantes do hotel-palácio, onde é possível jantar sob o magnífico teto mural pintado por Ara Starck e desfrutar de sabores mediterrâneos.
Mesmo quem não está hospedado no hotel pode desfrutar de sua rica gastronomia, em alguns dos cenários mais elegantes da capital francesa. Projetado por Philippe Starck, o Le Dalí é uma ode lúdica à gastronomia francesa, local e sazonal. O dia começa com um delicioso café da manhã. Além dos clássicos, a novidade é o café da manhã “Paris s’éveil”, que consiste em dois croissants à escolha acabados de sair o forno, uma bebida quente e um suco de fruta fresca. Os croissants e todas as outras criações da pâtisserie do restaurante são assinadas pelo talentoso chef Cédric Grolet.
Aos domingos, a oferta de brunch à mesa está de volta. Farandole de entradas, pratos sazonais à escolha, uma seleção de frutas esculpidas e sobremesas clássicas enfeitam a mesa, garantindo assim uma pausa gourmet com amigos ou família. Na hora do almoço e jantar no ambiente contemporâneo do restaurante com sua decoração única, o cardápio segue a filosofia “farm to plate”. O chef Amaury Bouhours redesenhou a cozinha, que agora está focada no produto, com pratos legíveis, sabores francos e executados com perfeição. A hora do chá traz scones ainda quentes, acompanhados do seu creme cítrico britânico, torradas crocantes e uma seleção de frutas imaginadas por Cédric Grolet.
O homenageado Dalí passou, como ninguém, a vida cultivando sua própria lenda. As governantas e os concierges mais velhos ainda se lembram, com emoção, da gentileza e extravagância deste hóspede tão especial. Em certos dias, ele podia ser visto passeando com suas duas jaguatiricas de estimação. Ao meio-dia, uma limusine levaria ele e Gala para almoçar no Lasserre ou no Maxim’s. Nesses dias, Dalí pedia aos funcionários que jogassem moedas debaixo das rodas de seu carro, para que ele pudesse fugir por um caminho de ouro. Uma governanta se lembra de um desenho que o patrão havia feito no espelho de seu quarto e de como ela teve que limpá-lo após sua partida. Ela também se lembra de como ele pressionava o botão do elevador com a ponta da espada Academecian.
O vínculo com Dalí não é um caso isolado. A sinergia do Le Meurice, um hotel da Dorchester Collection situado no coração do 1er arrondissement, com a arte é antiga. O hotel tem quase 200 anos de história, unindo senso clássico de medida e proporções harmoniosas, um amor pela beleza e extravagância em uma veia clássica, com uma pitada de fantasia. Ainda hoje, goza de uma relação estreita com muitos artistas – adequado para um hotel em uma cidade associada com a arte e literatura.
Decorado no estilo Louis 16 extravagante e caracterizando o estilo interior deslumbrante nos espaços públicos e restaurantes do renomado Philippe Starck graças a uma remodelação em 2016, cada um dos sete andares do hotel tem o seu próprio tema distinto. Requintados banheiros de mármore italiano, mobiliário de época e camas decoradas com os melhores lençóis estão entre os muitos detalhes mais finos que fazem o Le Meurice um dos melhores hotéis em Paris. De suítes íntimas a grandes apartamentos, o hotel tem uma variedade de quartos para todos os gostos e desejos.
A gastronomia é um capítulo à parte. Além do Le Dalí, o estrelado Le Meurice Ducasse é uma das mais belas salas de jantar do mundo e oferece o melhor da culinária francesa. Já o Bar 228 acaba de apresentar seu novo cardápio, com coquetéis e pratos para compartilhar.O chef Amaury Bouhours imaginou um menu de antepastos inspirado em pratos típicos do sul da França – do Mediterrâneo ao País Basco. Os convidados poderão, assim, compartilhar alcachofras grelhadas, confit de limão e aioli, bolinhos de cabaça / iogurte de estragão.
Os hóspedes também contam com o Spa Valmont, onde especialistas suíços oferecem uma extensa seleção de tratamentos. Com tratamentos faciais personalizados, massagens corporais revigorantes e revitalizantes e uma gama de tratamentos de beleza, visitar o spa é a maneira perfeita para relaxar.