Vista aérea da nova sede: símbolo de inclusão
Fotos \ Divulgação
Mais moderna, a estrutura irá unificar as duas entidades, distribuídas em 13 andares
Uma nova sede para a advocacia mineira com estrutura administrativa unificada. Este é o Edifício das Liberdades, inaugurado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Minas Gerais (OAB-MG) e a Caixa de Assistência dos Advogados do Brasil (CAAMG) no dia 13 de setembro. Ele substituirá, gradualmente a antiga sede, instalada no bairro Cruzeiro. A solenidade contou com a presença do vice-presidente da OAB Nacional Rafael Horn, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, as diretorias das duas entidades, presidentes de subseções e comissões da OAB Mineira.
Localizada na rua Tenente Brito Melo, 210, no bairro Barro Preto, região Centro-Sul de BH, a nova Casa da Advocacia Mineira possui 13 andares, sendo os pares destinados à presidência e diretoria da OAB-MG e os ímpares à CAAMG, que farão sua mudança ao longo deste mês. O refeitório no 4o e o 13o andares serão compartilhados entre os funcionários, promovendo uma maior integração do sistema. Uma moderna estrutura de rede permitirá que as instituições avancem no projeto de digitalização dos procedimentos internos.
Para o presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, o novo edifício é um símbolo de inclusão. “Mais amplo, acessível e alinhado aos padrões de acessibilidade para pessoas com deficiência e para todos que aqui vierem trabalhar, circular e serem atendidos. A nova sede foi planejada para ser uma casa aberta, uma casa de todos, um espaço onde a advocacia se sinta acolhida, representada e respeitada.
O precário estado da antiga edificação gerava múltiplos obstáculos ao pleno desenvolvimento das atividades da seccional mineira e impediam a inovação, a inclusão e o avanço na sede da entidade. O Edifício das Liberdades abraça a diversidade, a pluralidade de ideias e a luta por uma justiça em sua forma mais pura, um local acessível e inclusivo, planejado para garantir que todos, sem exceção, possam exercer plenamente suas funções e o seu direito de pertencer. Este espaço é mais que um prédio. É uma plataforma para a inovação”.
O presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun, explicou que, desde que ele e o presidente Sérgio Leonardo assumiram a gestão 2022-2024 já haviam constatado inúmeros problemas estruturais na antiga sede, inaugurada há mais de 50 anos. As duas instituições se uniram para viabilizar a nova unidade, de forma a atender com maior conforto e acessibilidade aos mais de 150 mil advogados e advogadas inscritos em Minas Gerais, além de promover a integração entre os funcionários.
O novo imóvel foi adquirido pela Caixa de Assistência dos Advogados do Brasil e a OAB Mineira ficou responsável pelas adequações da estrutura, montagem do espaço, mobília e equipamentos. “A partir de hoje, estamos entregando à advocacia de Minas Gerais dignidade, respeito, consideração, comprometimento e coração. A OAB cumpre uma missão constitucional e pelo seu estatuto tem o dever de velar pela ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, pela boa aplicação das leis, pela defesa da cidadania e, por estas razões, o Edifício das Liberdades corresponde a uma expectativa da sociedade, afirmou Gustavo Chalfun.”
Sobre a prestação de serviços à população, o presidente da CAAMG esclareceu que, no próximo mês será realizada a mudança gradativa do prédio da rua Albita para a nova sede na rua Tenente Brito Melo. “As duas entidades têm seus centros de serviços para a população, que já estão em operação e onde serão atendidos os diversos projetos sociais da OAB-MG e CAAMG”.